domingo, 26 de janeiro de 2014

De Regresso à Meia Maratona



O 2014 desportivo começou com a Meia Maratona Manuela Machado em Viana do Castelo. De todas as provas que fiz até hoje é sem dúvida umas das minhas preferidas. Razões? Tem um ambiente espectacular com o apoio que só os minhotos sabem dar ;) , uma organização “impecábel” e...claro...as bolas de Berlim do Natário no fim para uma recuperação rápida e eficaz! J Aliado a isto tem um percurso muito engraçado que sai da cidade e que nos permite correr com campos bem verdinhos ali ao lado. Por alguma razão (deve ser dos ares do Minho) sempre me dei bem aqui. Nas minhas duas outras participações bati sempre o meu RP, por isso para a edição de 2014 tinha a esperança de o conseguir. Dezembro tinha dado excelentes indicações nas S. Silvestre de Braga e Porto...os treinos andavam a correr bem, por isso não me parecia impossível. “Logo se vê” pensei eu “ritmo vivo mas com juizinho até ao Km 12...se as pernas estiverem bem embalas na descida”...vantagem de ir na terceira participação consecutiva...o trajeto já está na cabeça! ;)

Get Runners em Viana - Zé João (a mascote), Zé Nuno, Portela, Tó, Sérgio, César

Para esta meia a equipa Get Running era constituída pelos suspeitos do costume (Zé Nuno, César, Portela, Sérgio e eu). Aquecimento feito...siga para a zona da partida. Desta vez a coisa não foi muito má...ficamos a cerca de um minuto do pórtico...o ano passado tinham sido quase 3! Festa do costume, cumprimenta-se algumas caras conhecidas de outras provas e aquela ansiedade típica destes momentos! Partida! Para variar o espaço não era muito mas lá fomos conseguindo furar...eu, o César e o Portela ficamos juntos, o Zé Nuno seguia um pouco mais à frente e o Sérgio, com cabecinha, deixou-se ir no seu ritmo. Também ele ia tentar um novo RP por isso não valia a pena sair à maluco. Uma meia pode não ser uma maratona...mas ritmos exagerados no início pagam-se, e bem, a partir dos 15K (sei por experiência própria).  Primeiro Km passa em 4’45’’...”normal” pensei eu, “15s acima da média que preciso...a partir dos 10 preocupo-me com isso”.


Passado pouco tempo já estávamos na variante que nos ia levar para fora de Viana. O 2º e 3º Km já foram à volta dos 4’30’’ , mas deixaram-me um pouco preocupado...sentia as pernas presas...logo se via, se a coisa continuasse baixava o ritmo e deixava o RP para outra altura. À saída da variante momento para a foto ;)! 

                                          Get Runners na passagem dos 3K (foto by Miro Cerqueira)  

Um pouco mais à frente, debaixo do viaduto, uma das razões pelas quais gosto de correr aqui...uma família à beira da estrada com a banca montada e o cheirinho a febra já no ar! Se fosse preciso já tinha reabastecimento no regresso! J Não sei se foi do cheiro a febra, mas a verdade é que a partir daqui as pernas ficaram mais soltas e a passada mais leve! Por esta altura já só estava eu, o César e o Portela. O Zé Nuno estava com um bocado de pressa e tinha esticado o ritmo! ;) Cerca de 2Km depois começamos a subir...tudo ok. Pernas a responder bem e caixa 5 estrelas. Ritmo continuava na casa do 4’30’’. Mais ou menos por esta altura o Zé Nuno parou...das duas uma...ou exagerou no ritmo ou então quis fazer um reabastecimento no Camelo! Deve ter sido a segunda! ;) Foi também por aqui que vi o Osvaldo que ia com um ritmo bem vivo...quase de certeza para RP. Passado pouco tempo a subida estava feita e  era altura de aproveitar a descida para recuperar e embalar um pouco.  Perto dos 10K vejo a “máquina”  do Emanuel Matos já na volta (viria a acabar com 1h24)...alguns minutos depois seria a minha vez de regressar à base.

Garrafinha de água, gel pela goela abaixo e olho para o VP do Garmin...25s acima do RP...”nada que não se consiga” pensei eu. Quando terminei a subida que existe entre os 11-12K estava tudo OK. Era hora de esticar o ritmo e soltar as pernas...voltei a colar ao César, que se tinha distanciado na subida. Do outro lado da estrada ouço alguém a chamar o meu nome...era a Joana e a Margarida...minhas colegas de trabalho que estavam a fazer a sua primeira meia! Começo a acreditar que o meu RP vai cair...sentia-me com força, as pernas estavam porreiras e acima de tudo a moral e o ânimo estavam bem lá em cima! Quase no fim da descida o Portela junta-se novamente a nós (tinha ficado para trás na subida)...os 15K aproximavam-se...mais uma garrafinha de água...dois golos e siga. Logo a seguir ao túnel uma imagem que tão cedo não vou esquecer...uma senhora a aplaudir na beira da estrada e a gritar “Oupa meninos...oupa!”... viro-me para o César e o Portela e digo-lhes “é por isto que gosto de correr aqui...em que outra meia de Portugal ouves um “Oupa” a vir do público!” Voltamos para a variante...o Portela tinha ficado outra vez...eu seguia agora só com o César. O ritmo já ia na casa dos 4’15’’- 4’20’’...por volta dos 16.5K o César voltou a esticar o ritmo...e já não tive pernas para o acompanhar. Este menino tem RP à meia de 1h26m...por isso qd estica o melhor é deixá-lo ir...senão o mais certo é ficarmos na berma uns Kms mais à frente! ;) Olho para o VP do Garmin...1 minuto abaixo do tempo para RP...plano de corrida perfeito!! Por volta dos 17K mais uma que não vou esquecer...olho para a frente e vejo uma camisola amarela a dizer “Retorta”...e pensei “Será?”....aumento mais um pouco a passada olho para o lado e pergunto “Desculpe...é o Vitor Dias?”, resposta “Sim, sou!”...passo a explicar. O Vitor Dias é o coordenador do site Correr Por Prazer. Quando andava a pensar fazer a maratona de Madrid troquei algumas mensagens com ele a pedir conselhos, perguntar como era a prova, etc.  Nunca tínhamos falado pessoalmente um com o outro....por isso não deixa de ser curioso que isso tenham acontecido durante uma prova! J Trocamos algumas palavras e depois cada um continuou ao seu ritmo.

Mais à frente entrámos novamente em Viana...e que entrada...ruas cheias de gente!!! Sentia-me bem...os últimos Kms tinham sido sempre a passar pessoal. Quem corre sabe bem que não há melhor sensação do que esta! O cansaço deixa de existir....deixamos de ligar para os bpm e para a distância que falta...temos a certeza que vamos atingir o nosso objectivo...só queremos correr mais depressa...sentimos dentro de nós uma força tremenda!!! Entro no vaivém final...vejo o César a passar já em direcção à meta...mais à frente faço o retorno...acelero...o RP ia cair, tinha a certeza!! Corro mais depressa, ouço o Portela a chamar o meu nome do outro lado da rua, continuo a alargar a passada, curva à direita...nesta altura já ia  com o punho esquerdo no ar a celebrar...faço um último sprint...corto a meta... 1h34m31s!!! Estava feito! Terceira vez em Viana...terceiro RP!! Festejo...esta tem um sabor especial...a minha última meia tinha sido há um ano, precisamente aqui em Viana.

                                                            Chegada - Mais um RP em Viana! 

Uns metros mais à frente vejo o César...tinha feito menos um minuto que eu....15s/Km foi o que ele me ganhou nos últimos 4K. Imaginem se eu tivesse ido com ele...nem na cidade entrava, tamanho ia ser o estouro! ;) Sento-me, ainda com adrenalina bem lá em cima, para tirar o chip da sapatilha....vejo a Sofia...ri-se...tinha visto a chegada na bancada e a festa que eu tinha feito depois. Melhor do que ninguém sabe o gozo que estas coisas me dão!

Os restantes Get Runners iam chegando...Portela com novo RP, Zé Nuno e depois o Sérgio, também ele a melhorar o tempo na meia...em mais de 10 minutos! Tempo ainda para tirar uma foto com o Osvaldo...antigo colega de equipa e companheiro de sempre...mais um que tinha melhorado a sua marca! 

Todos com um ar fresquinho!



                                                        Eu e o Osvaldo na zona de chegada

Uma palavrinha final para a Joana e a Margarida...quando se corre a primeira meia não interessam tempos, RPs e posições...o objectivo é acabar...e elas acabaram! PARABÉNS! Parece-me que vai ser a primeira de muitas!

Claro está que depois de tanto esforço merecíamos um premiozinho....e nisso o nosso “back-office” (Sofia e Magda) não falha...caixa de bolas do Natário à nossa espera...recuperação perfeita! J

Até para o ano Viana!!!

6 comentários:

  1. Muitos parabéns Tó, Viana é um espectáculo...este ano não deu para ir, mas tal como tu o meu RP foi conseguido aí, só que o meu foi no ano passado.
    Abraço e boa recuperação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espectáculo mesmo! O mais curioso é que vou lá sempre a meio da preparação para outra prova qualquer e a coisa corre sempre bem! :)
      Abraço

      Eliminar
  2. Possa, só de ler quase fico com vontade de começar a correr, tal é o teu entusiasmo! Parabéns!
    Um dia experimento!
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Tens de experimentar...eu depois ofereço os cupcakes! :D

    ResponderEliminar
  4. Parabéns, excelente prova.

    É bem verdade que correr depressa demais no início é sinal de estouro. Em Dezembro fiz a Meia Maratona dos Descobrimentos e ia para bater o meu record: 2h36' (eu sei que é bem mais lentinho). Mas mais do que isso ia tentar colar-me às 2h.

    Parti com um colega e fui acompanhando o ritmo dele, mais rápido um pouco que o me, mas aos 11 kms tive que o largar e aos 15 kms dei o estouro. Ainda assim consegui bater o meu record que passou para 2h14, mas falhei a aproximação às 2h.

    A 27 de Abril (Almada) vou tentar corrigir os erros e baixar este tempo, ainda que esta meia seja um constante sobe e desce.

    Abraço e bons treinos,

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
  5. Obrigado Fernando! Aconteceu-me o mesmo na minha primeira meia (Porto). Treinei para 1h45m e no dia deu-me na cabeça de ir para 1h40. Tudo ok até aos 15…à passagem pela Alfândega dei um estouro que acho que se ouviu na meta! ;) Lá me tive de arrastar por mais 4K. Fiquei com a lição aprendida!

    Bons Treinos!

    Abraço

    ResponderEliminar