domingo, 20 de outubro de 2013

Ruptura do Tendão de Aquiles – Oficialmente Recuperado!


Pois é…para surpresa minha tive alta da fisioterapia no dia 14 de Outubro, precisamente 4 meses depois da ruptura do Aquiles! Eu já andava convencido que ainda ia ter que levar com mais umas 3 semanitas de fisioterapia, mas a fisiatra gostou do que viu e vai daí deu-me autorização para voltar aos treinos normais! J É claro que me recomendou calma, até me deu um plano de treino para voltar ao activo, mas basicamente tenho carta branca para aos poucos voltar à forma de Junho!

Ao fim do dia já estava no estádio 1ª de Maio para dar umas voltinhas ao relvado (para já só quero fazer corrida em terrenos macios). Corridinha ligeira, tipo jogador da bola quando está de castigo por chegar atrasado aos treinos. ;) No final 5K a 5.57’/Km…tendão sem dores e sem acusar o esforço! Voltei a repetir o mesmo dois dias depois, e hoje fiz mais 6K pelo mata do choupal em Coimbra. Para já tudo ok. Só sinto o articulação do tornozelo um pouco presa, mas pelo que me disseram é normal. O plano agora para os próximos tempos é ir subindo aos poucos as distâncias e tentar alternar o asfalto com a pista/relvado do estádio. Com um bocadinho de sorte tvz dê para fazer a S. Silvestre de Braga!

O velhinho 1º de Maio

Depois do primeiro treininho de corrida em 4 meses - Parecia um puto a quem deram um brinquedo novo! 

10 comentários:

  1. Muito boas noticias Tó, fico muito contente...olha que a S.Silvestre do Porto este ano é especial...20ª edição e segundo o Jorge Teixeira vai ser uma edição em grande.
    Vai com calma....abraço

    ResponderEliminar
  2. Não má ideia...mas não deve dar. O tendão ainda não deve estar virado para aquelas subidas e descidas todas! A de Braga apesar de ser durinha, ainda consegue ser mais calma. A ver vamos...pode ser que a coisa ande mais depressa do que estou à espera.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Então Tó, não há novidades por estas bandas? Espero que esteja tudo bem.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Boas! Tudo a correr bem! Só o tempo para escrever é que não tem sido muito...até ao fim da semana dou noticias! abraço

    ResponderEliminar
  5. Ola galera sofri a ruptura do tendao de aquilis jogando bola no dia 19/01/2014 fiz a cirurgia no dia 27/01/2014 estou na fase inicial da recuperação aqui no Rio de Janeiro esta quase 40 graus estou sofrendo, estou sem dor, maa acordei hj com muita dor de cabeça e enjôo, o meu amigo medico falou que pode ser por conta da anestesia raqui, gostaria de saber quando tiro os pontos, e quando tiro esse abençoado gesso? Galera está brabo porque tenho que voltar a trabalhar, e como trabalho em escritório gostaria de saber o tempo medio para volta. Grande abraço e uma ótima recuperação. Obs o que me deixou encabulado foi o medico falando que a estrutura do meu tendão é pequena e a tendência de romper é muito maior, mas eu tenho 26 anos e sempre pratiquei esportes (natação, futebol e jiu jitsu) nunca aconteceu nada, gostaria de saber se o medico de vcs falaram isso também, pq fico ate com medo de romper de novo.

    ResponderEliminar
  6. Olá Jonas,

    Aconteceu-me o mesmo nos dois dias a seguir à cirurgia...dor de cabeça e algum enjoo...efeito da raqui...dois a tres dias e isso passa. Como escrevi aqui no blog o tempo de gesso varia de acordo com o médico que te está a seguir. No meu caso tirei os pontos às duas semanas. O gesso saiu às 4. Só voltei a trabalhar depois de tirar o gesso.
    O meu médico também referiu que achava estranho eu ter um tendão tão estreito...para as horas de desporto que faço. A probabilidade de romper outra vez é mínima. Se fizeres tudo direito na recuperação vais ficar com um tendão mais largo e forte.
    Boa recuperação!
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Obrigado To Salgado acho que minha maior recuperação vai ser a paciência porque é brabo demais. Abraço e que bom que esta curado desse pesadelo.

    ResponderEliminar
  8. Olá Tó Salgado, folgo em ver que já fizeste um triatlo, esclarece-me uma duvida, eu li que andas-te com um pé elástico 5 meses salvo erro após cirurgia, o meu pé ao qual fui operado dia 16 de Janeiro fica mais frio e roxo que o outro, talvez por causa da circulação será normal, já ando na fisio desde dia 10 de Março, e estou a recuperar muito bem segundo o fisioterapeuta, isto do pé roxo e mais frio q o outro é que me assusta.

    ResponderEliminar
  9. Olá Nuno,

    Fico contente em saber que está tudo a correr bem. Sim, andei com um pé elástico durante 5 meses. Aliás para fazer exercício (em dias de treinos mais duros) ainda o uso. O que relatas é normal acontecer. Toda essa zona fica muito atrofiada após a cirurgia e o que relatas é consequência disso. Se não me engano o meu pé ainda demorou uns 3 meses (pós-gesso) a voltar a ter a cor normal. De qualquer das maneiras fala com o teu fisioterapeuta para confirmar..ele melhor do que ninguém tem a noção da evolução.

    abraço

    ResponderEliminar
  10. Olá Tó Salgado, sim irei falar com o fisioterapeuta, tem sido um alento os relatos da tua experiência, já está melhorzinho o pé, e a recuperação está a correr muito bem, ansioso por voltar novamente aos treinos. Um grande obrigado por tudo. E bons treinos!!!!

    ResponderEliminar