domingo, 22 de dezembro de 2013

S. Silvestre do Porto 2013 - Parte II


Depois do post muito rápido no dia da prova, aqui ficam as sensações do dia! Desde que me tinha dado alta em Outubro que tinha ficada com esta filada...”Faltam 2 meses” pensei eu...”com um bocadinho de sorte o Aquiles porta-se bem e tvz dê ”...e deu! J

A S. Silvestre do Porto é uma das minha provas preferidas! Esta foi a minha terceira consecutiva! É verdade que o trajecto é um autêntico atentado à boa saúde dos joelhos, tornozelos e afins...que é impossível manter um ritmo certo...que se tem uma subida digna de trail...que a prova toda mais parece um slalom...e quê?! A S. Silvestre é uma festa!! Em mais nenhuma prova se tem tanta gente a assistir...se corre tanto tempo acompanhado...e acima de tudo se pode correr no centro do Porto!!

A comitiva “Get Running” levava 7 membros...quase todos estreantes na prova. Chegamos quase em cima da hora, mas ainda deu para fazer um mini-aquecimento e siga para o “curral” que já era tarde. Todos na zona B (40-45 minutos) e prontos para a esperazinha de 10 minutos até à partida. Da minha parte não tinha grandes ambições...queria acima de tudo chegar ao fim sem que o Aquiles mandasse vir...por isso logo se via. Acho que pela primeira vez em muito tempo ia correr sem dar muita atenção ao que o Garmin dissesse. Os 10 minutos lá passaram...partida...e...nada! Demoramos quase 3 minutos a passar o pórtico! Depois disso lá começou o trote e no fundo dos aliados já se corria. Entrada na Sá da Bandeira e a confusão total!! Dos 7 só conseguia ver o Zé Nuno! Seguimos juntos...travagens, saltos para os passeios, mudanças de direcção...o habitual numa prova q este ano tinha 9000 inscritos para a corrida! Fiz este murinho inicial com cuidado...chego à praça do marquês com 5.20/Km de média e com a caixa e as pernas fresquinhas! “Porreiro” pensei eu “os 80K de bike que fiz de manhã não deixaram mossa”! A partir daí deixei-me ir com o comboio. Na constituição ouço uma voz familiar a dizer “eh pá...deixem passar....deixem passar”, olhei e era o Emanuel, meu companheiro de treino de bike e natação em águas abertas. Seguimos juntos com o Zé Nuno durante um tempo, mas na descida da Lapa fiquei para trás. As descidas ainda me metem algum respeito...o impacto é grande e por vezes sinto o tendão tenso, por isso em vez de atacar deixo-me ir num ritmo controlado. Entro na longa descida da Rua da Boavista e vejo a imagem que nunca me canso de ver...milhares de cabeças e T-shirts coloridas até à rotunda! Priceless! J Continuo no meu ritmo, o Garmin avisa que os 5K estão a bater...olho para o relógio...último Km em 4.06! “Onde é que eu fui buscar esta velocidade...o 4ª Km já foi em 4.14 e agora este?! Nem sequer ando a fazer séries?!” Mais à frente amarro a garrafinha de água, 2 golinhos e siga...com um bocadinho de sorte tvz desse para baixar dos 45’. Uns Kms mais à frente Túnel de Ceuta...entro com cautela que a descida é íngreme e partir do momento que estou lá em baixo começo a esticar o ritmo. Passo aos 8K olho para o Garmin, faço umas continhas de cabeças (as saudades que eu já tinha disto!) e vejo que dá para baixar dos 45’’! Aperto um pouco mais o ritmo...a pastilha das colunas também ajudava...saio do túnel a abrir, aproveito a descida de volta aos aliados para recuperar um pouco e depois volto a dar gás. Agora tinha a certeza que ia dar. Começo a subir novamente...as pulsações estão lá em cima...sabia o que estava à minha espera...e também sabia que as pernas ainda tinham energia suficiente! Passo junto à câmara municipal...primeira parte da última subida feita...aperto mais o ritmo...continuo a dar-lhe por ali acima...Trindade, hora de descer! Já cheirava a meta  e aperto ainda mais o ritmo, lá ao fundo vejo o relógio olho para o Garmin e começo a sorrir...ia dar para baixar dos 45’!! Faço os últimos 100m a abrandar com um sorriso enorme na cara!!! Passo a meta com o tempo de 44’31’’! Mais 1’40’’ que o meu RP no Porto conseguido em 2012...mas a saber a vitória! Deixo sair um grito...misto de raiva e alegria...seis meses...tinham passado seis meses desde a lesão...ESTAVA DE VOLTA!!!!

2 comentários:

  1. Em grande...a S.Silvestre do Porto é especial, e esta para ti fica na memória. Bem vindo de volta.
    Abraço

    P.S. Sugestão - pq não colocas uma opção para "seguidores" no teu blogue...eu assim podia fazer-me seguidor e receber as actualizações sempre que houvesse novidades. Assim só vejo o que escreves quando me lembro, e esta cabeça já deu o que tinha a dar :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela sugestão Carlos! Done! :)

    ResponderEliminar