domingo, 29 de dezembro de 2013

S. Silvestre De Braga – A Minha S. Silvestre


Correr em casa é sempre especial, pelo que não podia faltar à S. Silvestre de Braga deste ano. Por estas bandas tem uma distância de 9.2K divididos por duas voltas a um circuito bem durinho. Não tem o muro inicial da do Porto mas no total tem 4 subidas fortes (2 em cada volta) capaz de tirar o fôlego a um gajo! Para além disso é uma autentico massacre para os pés, tornozelos e afins...cerca de 80% da prova é em paralelo! Depois da surpresa que tive no Porto (não estava à espera de já estar com aquele ritmo) tinha a esperança de bater o meu RP nesta prova.

Percurso da S. Silvestre de Braga
                                                                 
A semaninha de treinos depois da  prova do Porto tinha corrido bem. Pelo meio tinha feito um teste de 18K para ver se o tendão dava sinal e a coisa tinha corrido 5 estrelas. Ritmo na casa dos 5’00’’ e as pernas fresquinhas no pós-treino! J  Por isso fui relativamente confiante para a partida. A malta dos Get-Runners que ia participar era praticamente a mesmo que no Porto. Aquecimento com calma e lá fomos para a “molhada”! Tiro de partida e começa a confusão...cerca de 100 metros depois da largada, em plena Avenida Central de Braga, a estrada afunila em direcção à rua dos Chãos . Passo o pórtico, começo a correr e...reparo que devia ter partido mais à frente! Muito pouco espaço para correr...e sendo um sábado a tarde, muita gente nos passeios...ou seja não havia muita hipótese de fuga!! Aos poucos lá fui encontrando espaço...desvia daqui, desvia dali...começo a subida da Rua dos Chãos, Rua de S. Vicente e passado um pouco primeiro km feito em 4’50’’...trinta segundos acima do que precisava para bater o RP...mas não me preocupei muito. O ano passado saí em força e no final da primeira volta já ia em esforço, por isso este ano a confusão toda inicial até era capaz de ser benéfica...dava para não cair na tentação de partir à maluco e depois tentar apertar na segunda volta. Começamos a descer em direcção à cadeia, viramos à esquerda e continuamos a descer já em direcção à Abade Loureiro, a primeira grande dificuldade do dia. Faço a descida em rimo rápido mas controlado na companhia do Zé Nuno até que entramos no “muro” que é a Abade Loureiro...ainda por cima em paralelo! Aperto o ritmo, digo ao Zé Nuno para se colar a mim, e arranco por ali acima. Uns metros mais à frente o ZN diz-me para ir...e eu fui! Subida feita entramos no Campo da Vinha. Aproveito a descida para recuperar o fôlego. Já quase a entrar na Frei Caetano Brandão passo pelo Gomes da Silva, um gajo que num ano e meio passou de 10 minutos de passadeira no ginásio a ultra! Entro na segunda dificuldade da volta, Frei Caetano Brandão, não é tão dura como a Abade Loureiro, mas mm assim consegue fazer mossa. Volto a apertar o rimo...não tarda muito a subida está feita. Entro na Rua do Alcaide...aproveito para recuperar um pouco. Segue-se a rua do Anjo a descer, no fim da qual ouço o meu nome a vir do pessoal que estava a assistir. Era a nossa claque de apoio...Sofia, Magda e Ângela! J Sigo para S.Lázaro, viro à esquerda e entro na Rua do Raio...ao longe reconheço a passada de alguém...é o Osvaldo, meu companheiro de outras corridas! Por essa altura o ritmo andava nos 4’20’’/Km. A meio da Rua do Raio passo o Osvaldo. Pergunto-lhe se está tudo bem, ao que ele me responde “Esta é dura”. Digo-lhe para vir atrás de mim...por alguns metros senti as passadas dele...mas passado um pouco disse-me para ir porque o ritmo estava muito forte. Rua do Raio feita, vira-se para a Avenida Central e passado pouco tempo estava a primeira volta feita. Olho para o relógio e mostrava 20’10’’...4s acima do que precisava para bater o RP. “Acho que vai dar” pensei eu “Apertando a partir da Abade Loureiro deve dar para ir buscar quase um minuto”...e foi isso mesmo que eu fiz. Segui no  ritmo que ia...aproveito a descida para as palhotas e cadeia para seguir em ritmo forte sem me desgastar muito...e qd chega a Abade Loureiro aperto. O plano era manter o ritmo até à Rua do Anjo e a partir daí (a cerca de 2K da meta) dar tudo o que tivesse ainda no tanque, desde que o Aquiles não mandasses vir! Acabo a Frei Caetano Brandão, recupero o fôlego durante uns segundos e acelero outra vez. Passo a Igreja de St. Cruz, desço até S. Lázaro e faço a curva para a Rua do Raio em aceleração (as saudades que eu tinha de sair em força das curvas)! A partir daí foi cerrar os dentes e dar tudo o que estava cá dentro...rua do raio estava quase a chegar ao fim...viro à esquerda para a rampa de acesso à Av. Central. Acelero...já só faltam uns 200m para a meta...olho para o Garmin e tenho a certeza q o RP da minha S. Silvestre vai cair...alargo mais a passada...faço o ligeiro “S” de acesso à meta...e abrando...tal como no Porto cruzo o pórtico com um sorriso bem grande...olho para o Garmin...39’24’’!!! Tinha acabado de sacar 52s ao tempo do ano passado...ainda melhor que no Porto! Logo a seguir à meta lá estava a claque de apoio com a reportagem fotográfica!! J 


 Acabadinho de chegar com um RP novo no saco!
 Como equipa a coisa também não correu mal para os Get Runners...o César chegou 20s depois de mim e passado mais um pouco o Zé Nuno fechava a equipa....15º na geral com os dois primeiros (eu e o César) a recuperar de lesões...e o terceiro que se anda a baldar aos treinos!!  O Sérgio também fez uma prova excelente...sacou 20s ao RP! Está visto que para o ano a geral por equipas é nossa!!! 

Uma nota final só para dar os parabéns a um dos meus melhores amigos...Zé Silva..que fez a primeira prova em Braga em menos de 52 minutos...nada mau para quem o plano de treinos consiste em correr uma vez por semana (quando calha) e dar uns pontapés numa bola de vez em quando! Vamos lá ver se vamos temos outro viciado das corridas no próximo ano! ;)



Eu e o caloirinho (Zé Silva) no final da prova

3 comentários:

  1. Bela prova Tó, e vendo que a prova é difícil e com muito paralelo parece que aí o teu "Aquiles" está arrumado de vez, que é o mais importante. Andas motivado...prevejo e desejo-te um 2014 em grande, que não tenhas nenhuma lesão e o resto virá com naturalidade.
    Grande abraço e até um dia destes algures por aí

    ResponderEliminar
  2. Parece que sim! A prova é durinha mas muito engraçada. Tens que experimentar. Se vieres para estes lados apita.
    Grande Abraço e que em 2014 consigas fazer um ultra-trail de 100K! ;)

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar