terça-feira, 29 de abril de 2014

Triatlo Longo: A Estreia em Ovar

1.9K a nadar + 90K a pedalar + 21k a correr ( ou quase isso)...era o que eu tinha à minha espera no dia 13 de Abril....primeira prova do Campeonato Ibérico de Triatlo Longo em  Ovar! Alpiarça tinha sido o aperitivo...Ovar ia ser o prato principal! O treino estava feito (e dei-lhe bem nos 3 meses até chegar à prova), mas o nervoso miudinho estava lá. Já tinha feito todas as distâncias, ou mesmo superiores separadamente...mas juntar tudo no mesmo dia é outra “estória”! Objectivo principal…chegar à meta inteiro...se possível abaixo das 5h30m! 

Como o triatlo era na zona de Ovar/Furadouro/Mata da Cortegaça e a organização não entregava dorsais no dia da prova aproveitei para ir no dia anterior...assim ainda dava para aproveitar um pouco da zona e fazer um estágio, em modo esplanada, em frente ao mar! ;) Depois de levantar o dorsal no sábado à tarde aproveitei para fazer um reconhecimento rápido dos percursos e depois siga para o Furadouro para aproveitar o solinho! Isto não pode ser só desporto! ;) Tarde 5 estrelas a acabar com um pôr do sol fantástico! J

                Pôr sol na praia do Furadouro

De regresso a casa, hora de preparar as coisas com calma. Para esta prova dei uma particular atenção à nutrição... não podia  faltar combustível! No final até fiquei admirado comigo...tudo separadinho por secções (natação, bike e corrida) com a nutrição e equipamento para cada uma delas! Até parecia um pró...eheheh! Quase de seguida...caminha...o despertador ia tocar muito cedo!!

5.15
O despertador toca!! “Já?! Tu e a mania do deporto...levantar a esta hora para ir sofrer...” Não...não era a Sofia a reclamar...era eu mesmo a falar comigo próprio. É claro que 5 minutos depois o estado já era mais do tipo “Isto nunca mais começa! ;)”. Tomei o pequeno almoço na maior das calmas...fiz os últimos preparativos...despeço-me da Sofia que me responde com um “Boa Sorte” ainda mais ensonado que em Lisboa, pego no bike e ponho-me a andar para o parque de transição. Queria estar lá por volta das 6.30 para preparar tudo com calma.

6.30
Chego ao parque de transição na marina de Ovar. O tempo estava fresquinho...fresquinho...com um nevoeiro assim para o cerrado. “Isto para ver as boias de sinalização quando estiver a nadar vai ser bonito!” Desta vez já levava tudo à mão (aprendi em Alpiarça)...entro no parque chego ao meu lugar e preparo tudo. À minha volta era quase tudo “maquinões”...ou seja bikes de contra-relógio! A minha até parecia pequenina ao lado delas! Vá lá...pelo menos tinha um capacete de contra-relógio! ehehe! Como se costuma dizer...haja pernas e tudo se resolve! ;) Passado pouco tempo chegou o meu colega do CFV, Tiago Pinho (grande prova que fez...24º à geral e segundo no escalão). Duas de treta e estava no hora de sair do parque de transição. Fora do parque encontro o Faber e o Pedro, com que já tinha feito uns treininhos em águas abertas, e ficamos ali na conversa. Últimos ajustes no swimsuit e estava na hora de ir para a água. Primeiro molha-se os pezinhos para ver como é que estava a coisa…
Pezinhos de molho para ambientar à água


...e depois siga...mergulho para começar o aquecimento. Cabeça na água ”Nada má...bem melhor que em Alpiarça”...faço um aquecimentozito e vou-me colocar na linha de partida...estava quase! J

7.50
Partida...siga!!!

Partida…é…não se via quase nada!

Bem menos confusão que em Alpiarça...menos 300 a nadar e mais 1250m para fazer! Meto as primeiras braçadas e a sensações são boas. Primeiro cinco minutos são os que custam mais...a pressão do fato parece que não deixa nadar! Depois disso as coisas começam a sair mais fluídas...até as respiração para a frente a cada 3 braçadas para ver a direção em que ia estava a sair bem. Pena é que o gajo à minha frente não estava a fazer a mesma coisa e andava aos “S”...tentava passa-lo pela direita e o gajo vinha para cima de mim...esquerda e a mm coisa...eventualmente lá acelerei um pouco para o ultrapassar. Não se via puto por causa do nevoeiro! O que nos ia valendo eram os barcos e kayakes da organização que iam indicando o caminho....acho que só para aí a uns 50 metros é que vi a primeira boia . Sinto o garmin a sinalizar os primeiros 500m...8’40’’..”nada mau...isto hoje está correr bem”...entre as duas boias de retorno meto um pouco de bruços para descansar...passo a segunda boia, troco novamente para livres...faltavam cerca de 900-1000m até ao fim. Por esta altura entro  num grupinho que ia sensivelmente ao mesmo ritmo que eu...com companhia ficava mais fácil! Aos poucos começo a avistar o fim da natação...aumento ligeiramente o ritmo...continuo a dar-lhe até sentir que tenho pé. Levanta-me...começo a caminhar...e “f....-se que estou mais tonto que em Alpiarça!!”...dou alguns passos já na rampa de acesso ao parque de transição...aproveito para tirar o garmin do pulso, olho para trás e vejo que ainda há pessoal na água...o relógio marcava 35m40s...dentro do que tinha planeado e com  melhores sensações que em Alpiarça! Começo a correr para a T1...chego ao parque e...surpresa...ainda lá estavam muitas bikes!! (saí em 49º lugar) “Isto hoje correu muito bem!”...sigo para o meu lugar...o filme do costume para tirar o fato...e desta vez outro filme para calçar as meias de compressão. Depois disto foi rápido...shimano nos pés...capacete na tola...barras e géis...e sigaaa para a bike!

De acordo com a info dada pela organização percurso de bike iria ter cerca de 86K (acabaram por ser 81) incluindo 4 voltas a um circuito, bem bonito e agradável, feito pela mata da Cortegaça. Primeiros 5K (que nos levavam à entrada do circuito) foram feito num ritmo mais baixo para adaptar o corpo à bike e colocar os bpm na faixa que queria. Sabia à partida que ia ser a secção onde provavelmente ia perder mais posições...o objectivo era tentar meter um ritmo à volta dos 30Km/h, sempre com cuidado para não desgastar muito para ainda ter energia no tanque para a corrida. Depois dos 5K iniciais entro no circuito, aumentei ligeiramente o ritmo, e meti o cruise control, tendo sempre atenção à nutrição e hidratação (obrigado João pelos conselhos J). O circuito era muito rápido,  praticamente plano, e pouco técnico. De vez em quando o pessoal que corria na ciclovia lá mandava umas palavras de apoio!  À entrada da terceira volta quem é que vejo...o Nuno...o treinador tinha aparecido para dar uma forcinha...e para além disso também fazia de fotógrafo de serviço! J “Força!” ao que eu respondo “Está a correr bem!”. Por esta altura as pernas ainda estavam fresquinhas e decidi aumentar o ritmo...passado algum tempo entro para a quarta volta ainda com força e mantenho o ritmo. Já só faltavam 20 e qq coisa quilómetros para o fim!

                            Mais uma moedinha…mais uma voltinha…à entrada para a última volta de bike

O ritmo continuou bem vivo...no retorno conto as bikes que estavam atrás de mim “10-11…menos mal”...passo pela última vez pela rotunda e corto em direcção ao parque de transição...mais à frente cruzo-me com os atletas que já estavam no percurso da corrida...e chego ao PT. Desencaixo os pés dos pedais...saio da bike e sigo para o meu lugar...shimano out….kayano in! Desta vez tirei o capacete antes de começar a correr! ;)

Entro no percurso da corrida...tinha pela frente 4 voltas a um circuito com cerca de 5K. As pernas para variar pareciam dois troncos...o habitual. Logo à saída do PT pego na inevitável garrafinha de água. Faço o primeiro Km com algumas cautelas e a partir daí meto um ritmo à volta dos 4.50/Km. O percurso em si usava uma das rectas por onde passa a meia de Ovar...praticamente plano e sem grandes dificuldades...pelo menos isso...ehehe! Aos 5K as pernas já estavam um pouco mais soltos e subo o ritmo para 4.45/Km...sentia-me bem...a caixa estava óptima e as pernas não acusavam o esforço! Por volta dos 8K  o Pedro passa por mim (ele ja ia a caminho dos 15) e pergunta “Como é que estás?”, resposta “Porreiro...pernas e caixa OK”, “Então está feito...é só controlares até ao fim!”...e desapareceu, quase tão depressa como apareceu. No fim da segunda volta lá estava o Nuno outra vez a dar umas palavrinhas de incentivo...e claro...mais umas fotos para a posteridade. Por esta altura a moral estava em alta...sentia-me muito bem, melhor do que tinha imaginado e desde o inicio da corrida que tinha estado a passar pessoal! Terceira volta foi mais do mesmo...entro na última volta...só faltavam 5K!

 Inicio da última volta…estava quase!

Continuo com o ritmo certinho...as pernas pesam um bocadinho mas está tudo OK. Chego ao último abastecimento...mais uma garrafinha de água...uns golos e o resto pela cabeça abaixo. Aumento ligeiramente o ritmo...passo os 18K...ao longe vejo uma figura que conheço bem...adivinhem lá...a Sofia a fazer de repórter fotográfica! ;) Levanto os braços e rio-me...já em jeito de celebração! “Como é que estás”...”Estou bem...muito bem...mais 2K e acabo!”...”Vais acabar já?! Não pode! Assim  não vou estar na meta”...”Deixa estar, vais lá ter no fim!”...ainda tentou correr atrás de mim mas viu logo que não era boa ideia. ;)

                                                            Começava a festa aos 18K de corrida

Mais à frente vejo o Faber e o Pedro que já vinham embora...”Parabéns! Dá-lhe forte!”...aceno a agradecer o apoio...já cheirava a meta...estava mesmo ali...ainda passo mais 2 ou 3 atletas...entro nas curvas finais...já ia a festejar...acelero mais um bocadinho (último Km foi feito a 4.00)...e cruzo a meta com os braços bem levantados!! Fiz uma festa ainda maior que na meia de Viana...estava feito!!

   FINISHER!!!

Todos os treinos de madrugada, a correr à chuva (que não foi pouca durante este Inverno) com frio ou então, metido na garagem a aguentar o tédio dos rolos, tinham valido a pena! Ao todo foram cerca de 130h com este objectivo na cabeça! Acabei com 4h54m12s num honroso 81º lugar em 109 atletas! Se a prova tivesse tido os 90K de bike e 21K de corrida (e não 81 e 19.5) tinha dado para acabar abaixo das 5h30m! Melhor ainda...aproveitei e disfrutei de todos os momentos! Venham mais destes!!! J


4 comentários:

  1. Grande máquina....parabéns Tó...o esforço compensa (quase) sempre :)
    Nesse dia estive para ir treinar para essa zona....não sabia que ia haver triatlo...mas uma noite muito mal dormida alterou-me os planos.
    Aiii Cortegaça...gosto muito da zona, gosto muito da Meia de Cortegaça que é já dia 11 de Maio, onde espero ser feliz :)
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Carlos…a dedicação e esforço compensam sempre! Muito fixe a mata da Cortegaça…gostei do percurso! Só não gostei das melgas…que gostaram bastante de mim! ;)
      11 de Maio…vais ser feliz…se não der para baixar da 1h30m, dá para baixar da 1h33!
      Abraço

      Eliminar
  2. Parabéns! Deve ser uma sensação fantástica terminar uma prova dessas. Um dia é o Ironman... :)

    ResponderEliminar
  3. Um dia Rute…um dia! :)
    A sensação foi espectacular! Aliás…a prova toda foi 5 estrelas!
    Obrigado!
    bjs

    ResponderEliminar