segunda-feira, 6 de outubro de 2014

DESAFIO ISLAS CIES: O REGRESSO AOS TRIATLOS

Estou de regresso! J

Tombo no Gerês Granfondo e um pulso partido...mais alguma preguiça à mistura... eis as razões por não ter havido actualizações neste blog desde a WFL race de Maio.

O Desafio Islas Cies no dia 14 de Setembro, triatlo na distância de half-ironman (1.9K swim+90K bike+21.1K run) representava o meu regresso aos triatlos. Não estava inicialmente nos planos, mas com a queda de Junho que me fez perder três provas e o cancelamento de outra prevista para 21 de Setembro, lá teve de ser…a “fominha” da competição era muita! ;) À partida a coisa prometia…mais de 400 participantes…percurso de bike essencialmente plano quase sempre à beira mar…e corrida com muito publico a assistir! Para além disso a prova ia ser em terras de “nuestros hermanos” – Vigo/Nigran – e portanto era certinho que apoio não ia faltar! J

Praia do Vau - Local da Partida

Apesar de Vigo ser relativamente perto de Braga decidi ir no dia anterior…aquilo começava bem cedinho…se fosse directo ainda adormecia na zona da partida! J Uma vez chegado fui fazer o registo e fiquei logo bem impressionado. Tudo muito bem organizado, rápido, saco de plástico para cobrir a bike…cinco estrelas! Depois de colocar os autocolantes na bike e capacete segui para o parque fechado. Coloquei a bike no suporte e fiquei por ali uns minutos a admirar as máquinas que por lá andavam…é, isto à medida que o tempo vai passando um gajo vai ganhando gosto pela coisa! J Depois disto…toca a aproveitar a tarde…eu e a Sofia tratamos de arranjar uma esplanada “à maneira” e por ali ficamos.  

Em estágio para a prova! :)


Domingo dia 14

5.30
Toca o despertador…grande salto na cama!! “F…-se…tu dás-lhe com cd uma…ficavas bem era a dormir”, pensei eu…mas pronto, já que estava acordado…  ;) Dou uma espreitadela pela janela e vejo que as estradas estão molhadas…as previsões tinham-se confirmado e estava a chover! Ora…para um gajo que se tinha espalhado de bike no Gerês com piso seco isto não eram propriamente boas notícias! “Tvz não chova mais e as estradas sequem…”, pensei eu. De seguida vou para a sala do pequeno almoço improvisada… a casa de banho do quarto! O dia começava tão cedo que o hotel ainda não estava a servir o pequeno almoço…como não queria acordar a Sofia antes do tempo , lá teve de ser! Aviei umas 4-5 fatias de pão com doce, a inevitável banana, um suminho e siga…estava pronto!


7.00
Chegada ao parque de transição…ainda escuro, mas já estava com muito pessoal! Passo o controlo de material e dirijo-me para a minha bike. Improviso um suporte de lanterna para o tlm nos avanços (para a próxima tenho de levar um frontal) e começo a organizar o meu canto…geis na bike…as shimano para o ciclismo…asics para a corrida… acho que no fim aquilo estava mais organizado que a minha secretária! J Estava quase a acabar e começam a aparecer uns clarões no céu…é…relâmpagos…ainda estavam longe, mas é a última coisa que um gajo quer ver quando se prepara para nadar quase 2K no mar!! Tudo pronto…entrego a mochila na zona do guarda roupa…acaba de vestir o swimsuit e vou para a praia. 

Tudo guardado...hora de vestir o fato e sair para a praia!

Neste altura a ansiedade já era grande…tinha posto como objectivo baixar das 5 horas. No entanto ,sabia que a preparação não tinha sido a ideal…como consequência da queda, só tinha um mês de treinos de bike na estrada…dois treinos dignos desse nome com a bike de triatlo (que ia estrear em prova)…mm os treinos de corrida tinham sido prejudicados…paragem de duas semanas logo a seguir à operação…férias pelo meio…enfim, não havia de ser nada…se as pernas faltassem compensava com alma e espírito de sacrifício!! Isso sei que não falha!! ;)
Dirijo-me para a praia...coloco a touca e os óculos e salto para a água para aquecer...espectáculo...água a 20ºC! Faço cerca de 250-300m. Saio da água, faço mais uns alongamentos e estava quase na hora. É dado o aviso para nos colocarmos na zona de partida...estava quase...quase....coloco-me numa das pontas para tentar evitar a confusão da partida, mas rapidamente percebo que, com as mudanças de colocação de última hora, ia era ficar mm no meio da "máquina de lavar"...

Vejam lá se me conseguem encontrar! ;)

8.15
PARTIDA! 

Águaaaaaa!!!

O pessoal todo sai para a água como se não houvesse amanhã...nem penso...sigaaaa!!! Entro na água...duas braçadas com a cabeça de fora para me situar...e entro logo no ritmo! Os primeiros minutos são a confusão do costume...braços e pernas por todo o lado...consigo entrar numa zona em que não está muito pessoal...dá para nadar à vontade...estico um pouco o ritmo...uns metros mais à frente apanho uma gajo que nada em z...tento passar por ele mas não consigo...ia no mm ritmo que eu...lá tive de arranjar uma maneira do gajo não chatear...a partir daí de cd vez que ele vinha para cima de mim ou levava um encontrão ou um “cachaço”! Eventualmente acabou por aprender! :) Sinto o Garmin a vibrar...já tinha passado o primeiro Km...sentia-me bem...contorno a boia, alinho com a segunda...mais umas braçadas e estou a contorná-la! Começava o regresso à praia...durante este seguimento tive de parar umas 4-5 vezes...não por me sentir cansado, mas por problemas de navegação. Faltavam boias sinalizadoras. A cerca de 200 mm da praia acelero o ritmo...nado até sentir a mão a “puxar” areia...levanto-me...começo logo a correr...garmin sai do pulso...abro o fato...sai uma manga...sai outra...empurro o swimsuit até á cintura! Chego à bike...sai o fato...entram os sapatos de ciclismo...capacete...óculos...dorsal...olho para ver se falta alguma coisa...”Está tudo!”

A sair da T1


Saio do parque de transição. Salto para cima da bike e começo a pedalar! As estradas ainda estavam bastante molhadas, mas pelo menos não chovia! Faço a subida inicial até à entrada do circuito a bom ritmo...deu para ver que pelo menos na bike as pernas não me iam deixar mal! O percurso de bike era composto por um circuito de 4 voltas entre a praia do Vau e Nigran...tirando a subida inicial, não apresentava grandes dificuldades...era bastante rápido! Pena as estradas húmidas que não deixavam pôr os cavalos todos no chão! Sentia-me bem...o ritmo estava um pouco abaixo do que queria (na casa dos 34Km/h)...mas o piso molhada não dava para mais. Por volta dos 30K as estradas já estavam a secar...”Porreiro, se isto se aguentar dá para esticar mais um pouco...”, pensei eu...mas foi sol de pouca dura. Passados uns minutos olho para o lado direito e vejo umas nuvens ben escuras por cima das Ilhas Cies...reparo com mais atenção...”Já está a chover ali...F...-se, vamos levar com aquilo à força toda!”. Dito e feito...passados uns minutos a chuva caía com tanta força que parecia que me estavam a cair pedras no capacete...vento de frente...vento lateral...uma festa!! Foi assim até ao fim do percurso da bike...de qualquer das maneiras, mesmo nestas condições, as coisas estavam-me a correr bem. A média era boa para as condições, os bpm estavam baixos...e as pernas estavam a responder bem. A juntar a isso o apoio dos voluntários era espectacular! Nem quando a chuva caiu com mais força eles pararam!!


Quase sem dar por ela entro na última volta...olho para o relógio e, depois de umas contas rápidas , calculo que devo conseguir sair para corrida com cerda de 3h20 minutos de prova! Mais do que eu queria...para ter uma boa margem de segurança precisava de deixar 1h45m para a meia...e pelas minhas contas só ia ter 1h40m...devia dar, mas... Faço o último retorno em Nigran...aproveito a recta para aumentar o ritmo...cerca de 12K mais à frente estou a entrar novamente na praia do Vau! Faço a descida de acesso ao PT com muito cuidado...desmonto...penduro a bike...calço as asics...sai o capacete...pala na cabeça e começo a correr! Olho para o Garmin...3h21m de prova....tinha de correr a meia em menos de 1h39m!


O percurso de corrida era variado...começava em plano, ao que se seguia uma rampazita, seguido novamente de zona plana. Entre os 2.5 e os 4.5 tínhamos uma zona do tipo ”parece que não sobe...mas sobe”, à qual se seguia umas descida rápida até à meta. No total o circuito tinha cerca de 5.3K...era só mais 4 voltinhas para acabar a coisa! J Como habitual as pernas estavam muito presas! Juntamente comigo tinham saido mais 3 ou 4 atletas com ritmos semelhantes. Entro na zona de RC pretendida...Garmin marca o 1ºK...4m27s!! “Bem bom!!”, pensei eu”Deixa ver se isto se aguenta...”! Segundo km em 4m25s...estava mais ou menos com os mesmo ritmos que na meia de Viana!! J A partir daqui começo a gerir o esforço...sentia-me bem mas nunca se sabe...acabo a primeira volta ainda com o grupo que que tinha saído do PT. Por esta altura o ritmo andava na casa dos 4m28s/Km...mais do que suficiente para baixar das 5 horas! Mais ou menos por esta altura alguns dos meus colegas de grupo decidiram esticar o ritmo...e eu acabei por ficar sozinho. Entre os 8-9 Km começo a sentir-me cansado...tvz fosse do calor! A chuva tinham entretanto parado e no seu lugar tinha ficado um calor húmido que incomodava! Aproveito a descida até à meta para recuperar um pouco....agarro em duas esponjas e “despejo-as” pela cabeça abaixo...se fosse do calor a coisa ia-se resolver com isto! A partir dos 12K começo-me a sentir melhor e consigo forçar novamente o ritmo! Começava a sentir o cheirinho a meta!! Sentia-me novamente com força!! Impressionante o apoio do publico Galego...voluntários...publico em geral...não passei por uma pessoa que não desse uma palavra de incentivo, que não batesse palmas!! Era impossível não ser levado por toda aquela energia! Entro na última volta...só se tivesse um “grande ataque de caspa” é que não baixava das 5h...deixo-me levar pelo ambiente e carrego no ritmo!! 

À entrada da última volta!


Mais uma esponja pela cabeça abaixo...estava quase!! Passo pelos companheiros que sairam comigo na T2...estendo a mão para dar um High 5 a uma criança que de todas as vezes que passamos por ela estava a aplaudir...entro na descida final...já ia com um sorriso na cara...ambiente espectacular...viro à esquerda em direcção à meta...e não resisto...levanto os braços a pedir a apoio do publico e deixo sair um “GRACIAS!!!”...eu tinha feito a minha parte...mas aquele publico tinha feito mais do que eu esperava!!! Tinham-me levado ao colo a partir do momento que tinha saído da água!! Corro os últimos metros já em festa para acabar com os braços bem abertos....4h55m08s!!! Estava feito!!! 

Feito!!!!

Recebo a minha medalha e fico a olhar para ela...como escrevi no FB no dia em que fiz a prova...esta tinha um sabor especial!! 


Foi a primeira prova depois do Gerês...primeira vez que baixei das 5h num half-iron... terceira melhor marca de sempre na meia – 1h34m41s (a só 7s do tempo de Viana em Janeiro)...e...o ambiente, a organização e, acima de tudo, o público tinham sido do melhor que já tinha visto!!! Esta vai ser definitivamente para repetir!! Até à próxima Cies!!!!


2 comentários:

  1. Muito bom, gostei de ler! Com um público desses o tipo até vai mais depressa!
    Parabéns pela marca obtida e pelo tempo na meia!
    Abraço

    ResponderEliminar