terça-feira, 4 de novembro de 2014

SOU MARATONISTA!

42.195…este foi muito provavelmente o número que mais vezes repeti ao longo de Setembro como resposta à pergunta “Qual é mesmo a distância de uma maratona?”, feita por família, amigos e colegas de trabalho. A seguir à resposta vinha sempre um “Tu é que és doido!”, “Não tens juizo nenhum!”, “42?!! Eu nem 5 fazia” ou então simplesmente “Mas porquê?!”! :D

Verdade seja dita…um gajo não os(as) pode censurar! Há provas mais longas e bem mais duras, mas a palavra “Maratona” tem tanto de mítica…como de assustadora. Se pararmos para pensar com calma…de facto 42K são muita fruta! Então o que é que leva um gajo que não faz disto vida a querer fazer uma maratona? Ora...pq por um lado não bate bem...pelo outro...gosto de desafios...nada melhor que uma maratona para conjugar os dois! :D

Quando é que decidi que ia fazer uma maratona? No mesmo dia em que completei a minha primeira meia (Setembro 2011). Apesar de ter dado um estouro quando passava em frente à alfândega, que se deve ter ouvido em Matosinhos (aqui a inteligência tinha treinado para 1h45m, e no dia decidiu ir para 1h40m), lembro-me de depois de terminar ter pensado “Isto até não custou muito…”…aliás…não fui o único que pensei nisso! A Sofia depois de me ver no final da prova também disse qq coisa do género “Já sei…agora queres fazer uma maratona!” :) A partir daqui já sabem o resto …inscrição em Madrid para estreia em Abril 2013…que não aconteceu devido a lesão…nova tentativa para o Porto no mm ano, que não chegou sequer à inscrição. Por isso de 2014 não podia passar! Depois de ver o que havia por aí em termo de provas para o Outono…acabei por me decidir pela maratona de Munique. Apesar de não ser uma das provas mais conhecidas tinha uma coisa que me atraía particularmente…ter a hipótese de acabar a prova num estádio olímpico!! 

Para este desafio também ia bem acompanhado... Get Running ia estar em peso em Munique com os suspeitos do costume (só faltava o César)…para além de mim... Zé Nuno, Portela, Catarino e Sérgio…dos 5, 3 estreias absolutas nos 42.195K (Eu, Catarino e Sérgio). Avião na sexta de madrugada (já não chegava um gajo ir correr uma maratona...ainda tinha de levar com um avião às da matina!)...passagem por Lisboa para apanhar o Catarino (dos 5 era o único que tinha dormido decentemente) e siga para Munique! Três horas depois estávamos a chegar...pousar as malas no hotel...almoço tardio...tudo massa, que aqui o pessoal  é só cuidados com a alimentação! Ou então...aquelas horas foi o melhor que se conseguiu arranjar! ;)  Depois da barriga cheia fomos levantar os dorsais e resto da documentação na Expo-Maratona. Boa oportunidade para dar uma volta pelo parque olímpico...muito porreiro!! Já tinha estado por ali há muitos anos atrás (mais de 20...estou a ficar cota) e na altura já tinha ficado com essas impressão. Tudo ainda bem conservado e com utilização frequente por parte da população. Mesmo o estádio está impecável, apesar de hoje em dia já não ser praticamente utilizado para eventos desportivos! 

Olympic Park

Dia seguinte foi passado no relax...de manhã visita à cidade...fotos da praxe...massinha para o almoço (tudo muito profissional)...e a seguir ao almoço tudo para o hotel...havia que dar descanso à pernas! ;) Aproveitei para ver melhor o percurso...reabastecimentos...onde iam estar os géis...preparar equipamento...e tentar não pensar muito na coisa.

The Munchen Gang



12 de Outubro 

7.00

Toca o despertador...ansiedade...mais que muita! Não interessa quantas provas já corremos...uma maratona, é uma maratona...há muita coisa que pode correr mal...muito sítio onde se pode ter uma “ataque de caspa”! Os objectivos já tinham sido definidos há muito...aproveitar e desfrutar da corrida, afinal de contas ia ser a primeira maratona e convinha ficar com boas recordações ;)...acabar a prova...e tentar bater a barreira das 3h30m. Tal como para o triatlo de Setembro, a fractura do pulso tinha atrasado a preparação... volume total de cerca de 600K...e desses só à volta de 450-500K tinham sido mais específicos a pensar na maratona. De qualquer das formas a maior parte dos longos tinham dado boas indicações...o resto da confiança que faltava foi dada pelo Nuno e pelos seus conselhos! Desço para tomar o pequeno almoço...junto-me ao resto do gang Get-Running...duas de treta...subo para me equipar e siga!! Hora de ir para o estádio!
Chegada ao Parque Olímpico...a caminho do estádio



9.15

Chego ao estádio...aproveito para tirar umas fotos...olho para a zona de chegada...se tudo corresse bem estaria a passar por ali antes das 13.40! 
Estádio Olímpico de Munique

Eu e o Sérgio vamos ao guarda roupa deixar o saco...tudo muito bem organizado. Mais duas de treta e era hora de ir para a zona da partida. O inicio ia ser em vagas...primeiro elites e sub 3h30 (10.00), depois 3.30-4.15 (10.10) e finalmente acima das 4.15 (10.20). Nós estávamos no segundo grupo.


9.45
Na zona de partida...pormenores de última hora (diga-se tratar dos efeitos da cerveja dos últimos dias ;) )...alongamentos...mais duas de treta...e estava quase ! Faltava a selfie da praxe!

Get Running - Go!Go!Go!

10.10
Partida!!! Os bpm estavam a mil! Demoro cerca de 1m30s para cruzar o pórtico. Ligo o garmin...tinha começado!! A partir de agora eram 42.195K sem parar! Início com a confusão do costume...muita gente e ruas estreitas...vou-me desviando para arranjar espaço...passo ao primeiro Km com 5m36s...muita acima do que precisava...para bater as 3h30m tinha que ter um ritmo à volta dos 4.57-4.59 ao Km. “Calma...isto é só o inicio...há muito Km pela frente para ires buscar essa diferença” disse para mim próprio. Segundo Km já foi mais rápido (4.55) e a partir  daí consigo entrar bem no ritmo da corrida. Aos 3K passo por um tipo vestido com uma fato de corrida (carros) e capacete...nas costas dizia que corria pelo Schummi! Passo por ele...dou-lhe um toque nas costas e faço-lhe o sinal de OK! Começo a interagir com o público...não era muito nesta zona, mas mesmo assim ainda faziam algum barulho e puxavam por nós! Por volta dos 5K vejo o ZN a vir em sentido contrário...levanto a mão para lhe dar um Hi5...vinha com bom ritmo...uns metros mais à frente vejo o Catarino e o Sérgio “Força Get-Running!!”!!! Cerca dos 6K entrámos no English Garden...sítio muito porreiro...muito verde...pena é que não tinha muito público. Continuo a recuperar o tempo perdido...por volta dos 8K já ia na casa dos 5.01-5.02/Km...mas começava a achar que ia ter de parar! Não, não era por não me estar a sentir bem...o motivo era outro...a hidratação dos dias anteriores tinha sido demasiada! ;) Aos 9K vejo uns arbustos e paro...primeira vez que isto me acontecia em prova! Lá mandei a cerveja para a relva...isto sempre a olhar para o relógio para ver o tempo que estava a perder! ;) Depois da paragem técnica regressei logo ao meu ritmo...estava-me a sentir bem! Desde o início da prova que tinha estado sempre a passar pessoal...mesmo no Engish Garden onde o caminho era estreito...muito corta-mato eu fiz! :D Aos 16K deixamos esta zona....muito público nesta zona...não resisto...levanto os braços a pedir aplausos e grito “COME ON!!!COME ON!!”...a resposta foi quase instantânea...as palmas são mais e ouço uns quantos HOP!HOP!HOP! :) Se eu me sentia bem...depois disto ainda me senti melhor!! Ia entrar agora na única subida a sério da prova...nada demais para quem foi ao Fojo em todos os longos...eheheh! Entramos num bairro residencial muito porreiro...nesta zona vi uns 2 ou 3 abastecimentos caseiros...pessoal que pura e simplesmente montou uma banca à porta de casa e tinha bolo, bananas, chã, etc, etc! Muito fixe!! Foi também neste bairro que passamos por um senhor dos seus 70 anos que dava à manivela como se não houvesse amanhã...resultado....uma sirene que se ouvia a uns 2K de distância!!

Continuava a sentir-me bastante bem...passo à meia com 1h45m38s...tinha de ir buscar mais uns 40s...nada que não se conseguisse!! Continuo no meu ritmo...por volta do Km 26 começamos a tomar a direcção do centro da cidade...passo numa zona com bastante público...e deixo-me levar...aperto o ritmo!! Aos 27 passo por mais um reabastecimento...apanho um gel e meto-o no bolso...este ficava para os 35K! A partir desta altura passo a rodar na casa dos 4.45...continuo a passar pessoal...sentia-me com força...tinha a certeza que ia chegar ao fim e q ia conseguir um tempo abaixo das 3h30m!

Algures entre os 20-30K

30K...a verdadeira maratona começava agora! Lembro-me do “muro”....aquela parede que por norma aparece a partir dos 30K...”vamos lá ver se vou levar com ele ou não”. Começo a ver mais gente a parar e a caminhar! 31K...entramos em Marienplatz...o centro dos centros de Munique. Banho de multidão....não resisto...volto a levantar os braços a pedir apoio do público...”COME ON!!! COME ON!!!”. Estou cheio de pica...aperto mais o ritmo!! 32 K...Odeonsplatz...mais público....saco um Km a 4.38!! Impressionante o que a energia do público nos faz!!! 

Odeonsplatz

“Vamos...vamos...faltam 10K c....estás lá...estás lá!!” digo para mim...passo por um grupo de 5 miúdas que estão a bater palmas...digo-lhes adeus...Grande Festa!!! Acho que ouvi mais vezes o meu nome naquele altura...do q durante a prova toda!! :) Mais à frente viramos à esquerda para  a zona universitária...foi a parte que menos gostei...um loop só para fazer Kms...nunca mais acabava! 33...34...35K...último gel pela goela abaixo...até agora o muro não tinha aparecido! Aos 36K finalmente saímos da zona universitária e viramos em direcção ao estádio....

35K

Ainda nada de muro...37....38K e aparece um murinho...a energia estava lá toda...mas sinto os músculos na coxa a tremer...ameaça de  cãimbras...tinha a noção que o ritmo que tinha posto a partir dos 26K era um risco...mas porra...um gajo não pode correr só com a cabeça...tem de se divertir...e o gozo que aquelas 12K me deram só eu sei! ;) Abrando o ritmo para evitar ter de parar...41K viramos à esquerda em direcção ao estádio...1000m era só isso...de repente sinto um esticão na perna...eu bem tinha tentado evitar mas não consegui...nem penso...paro estico a perna....esta não foi das piores...começo novamente a correr...perco cerca de 20s...os músculos reclamam, mas aguentam!!

41.4K...passo por mais um atleta...toco-lhe nas costas...estendo-lhe a mão e digo-lhe ”this is it man...this is it!!”...ele ri-se e retribui o gesto....42K...vejo a porta da maratona...antes de entrar dou um Hi5 a um gajo que estava a cumprimentar todos atletas que ali passavam...entro na porta da maratona...grito...aquele grito misto de raiva e alegria...estava feita!!! Uns metros mais à frente entro no estádio olímpico...não tenho palavras para descrever o que senti naquela altura...impressionante entrar num estádio onde correram atletas olímpicos! Rodo a cabeça para ver onde está a meta...olho para o relógio...deviam ser uns 300 metros....os músculos dão sinal novamente...nem abrando....caem as 3h29...

3h29m tinham acabado de caír




Depois de 42K....sai um sprint em direcção à meta


Acelero...os músculos iam ter de aguentar...entro na reta da meta...olho para o relógio...ia dar...ia dar....começo a sorrir...abro os braços...durante uns segundos pareço um puto a fazer de conta que é um avião!!!  Olho uma última vez para o relógio....abrando e cruza a meta...3h29m47s estava feito!!! Era maratonista!! 

Quase...quase...



Chegada com direito a filme! :)


Dou alguns passos...deito-me no chão...durante alguns segundos fico ali esticado a aproveitar o momento...aquela sensação que quem anda metido nestas coisas conhece bem! Passado um pouco penso “Bem...é melhor levantar-me...caso contrário ainda pensam que me está a dar uma coisinha má!” ;)...sigo em direcção ao infield...fomeça o carbo-loading e hidratação pós-prova! Passados uns minutos vejo ao longe o Portela a acabar...grande prova para um gajo que depois de uma noite complicada teve quase para não começar! Pouco tempo depois Zé Nuno...se este gajo treinasse a sério ninguém o parava! ;) Catarino foi o gajo que se seguiu...uma tendinite não o tinha deixado treinar em condições, mas mm assim...finisher...mais uns minutos e o Munchen Gang Get Running estava completo...Sérgio acabava em grande estilo!!!

Ainda ficamos no estádio uns largos minutos até ir embora...mais uns comes para o caminho...mais umas fotos e de volta para o metro. 

Maratona: Check!


O sorriso não engana! ;)

Aproveito para ligar à Sofia...do outro lado ouço uns “Parabéns!”! Tinha estado a seguir a prova no live tracking...até soube o tempo oficial antes de mim! :)

Depois disto foi regressar ao hotel descansar um pouco e sair novamente para almoçar e afins...tudo com as pernas doridas mas felizes! ;) Momento do dia...depois de jantar ver 5 coxos a correr atrás do metro...acho que aqueles 10 metros custaram mais que os 42 da maratona!!! :D

Quando decidi correr uma maratona li várias coisas sobre os 42.195K...que estava no limiar do que o corpo humano aguenta...que é uma experiência única...que nos muda...entre muitas outras coisas! No meu caso só vos posso dizer o seguinte...deu-me um gozo enorme!!! Se vai ser para repetir? De certeza que vai! Só que da próxima vez que correr os 42.195 espero já ter 3.8K de natação e 180K de bike em cima do corpo!!! ;) 




5 comentários:

  1. Grande Grande Grande...muitos parabéns colega Maratonista, pelo feito e por este relato excelente :) ...agora força aí nessa loucura que será a tua próxima "Maratona" :):):) ...fonix!!
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Carlos! :) Para próxima vai ser preciso dose extra de força e de loucura!!eheheh!! Dá-lhe forte nos treinos para o Gerês!
    Abraço!!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns! Maratonista e com o objectivo sub 3h30 cumprido.
    Boa recuperação!

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns pela página e pelos relatos.
    Fiquei fã e já subscrevi =).
    Aproveito para lhe divulgar os meus canais de corrida e para o convidar a visitá-los e, caso mereçam a sua apreciação, a subscrevê-los. Um bem haja.

    Instagram:

    https://www.instagram.com/joao.cb.silva/

    Blogue:

    https://exgordoatualmaratonista.blogs.sapo.pt/eu-ex-obeso-me-confesso-455

    Youtube:

    https://www.youtube.com/channel/UChrIjGJPA_Wayhe5qypQnmQ

    ResponderEliminar