quinta-feira, 11 de julho de 2013

I Corrida Popular de Matosinhos – 18 de Novembro de 2012


O menu do dia incluía a participação na I Corrida Popular de Matosinhos. Esta é uma das 3 provas de 10K que vou fazer no próximos mês, em jeito de treino rápido para preparar a meia de Viana. Como de costume alinhei nisto com mais alguns FUNTASTIC's (a nossa equipa...qt ao nome...somos modestos, só isso! ;)) Éramos para ser 3, mas uma baixa de última hora fez com que só eu e o Osvaldo Oliveira estivéssemos à partida. A prova de há 3 semanas atrás (family race) mostrou-me que as pernas estavam em forma, por isso o objectivo era baixar dos 45m aos 10 Km (4m30s/Km; 13.5Km/h de media). Saímos de Braga cedinho e à chegada a Matosinhos confirmamos o que já tínhamos visto em Braga...estava um dia ESPECTACULAR para correr! Céu sem nuvens, pouco vento e temperatura na casa dos 15ºC! Perfeito!! Uma vez chegados à zona da prova aquecemos uns 15 minutinhos e lá fomos para a zona da partida. Como atetas de pelotão que somos ficamos no meio da molhada!


A Prova

Partida- Depois de uns 10 minutinhos à espera lá ouvimos o tiro de partida. Para o pessoal que nunca participou nestas coisas…esqueçam aquelas partidas organizadas dos Jogos olímpicos. Como disse acima sou atleta de pelotao, parto no meio da molhada, por isso depois de ouvir o tiro de partida vai-se quase aos saltinhos até ao pórtico. Depois de passar o pórtico foi o caos habitual…pessoal muito lento à frente, pessoal muito mais rápido a querer passar…atalhanços por passeios…o costume.

0-5Km - Passados uns 300m eu e o Osvaldo já tínhamos um pouco de espaço para dar corda às sapatilhas e foi isso mm que fizemos. Aproveitei a ligeira descida e estiquei o ritmo. O 1º e 2º Kms passaram depressa. Esta é a diferença das provas, principalmenta destas mais curtas, para os treinos. A adrenalina está a bombar, o espírito competitivo lá em cima e não queremos descolar de quem vai à nossa frente por nada deste mundo. Sabia que ia pagar isto mais lá para a frente, mas como eu disse…agora ia ser a dar gás até fim. Chegamos num instante à marginal de Matosinhos e por algumas centena de metros tivemos o prazer de correr com o mar ali ao lado. Um pouco mais à frente metemos novamente para o interior de Matosinhos e começamos a fazer uma subida muita ligeira, mas com quase 2 Kms, que nos ia levar ao local de partida para inicar a segunda volta. O ritmo caiu um pouco mas mm assim estava mt bom, passei aos 4K com 16.40 e aos 5 com 21m (1m30s abaixo do meu objectivo). 

5-10K- Depois dos 5 paguei a factura do ritmo forte do inicio…logo no inico da segunda volta do percurso apanhamos uma rampa forte que não tinha mais de 200m…parecia que tinha 1 Km…a sorte é que depois disse tinhamos novamente uma descida. Apanhei uma garrafa de água no abastecimento deixei-me levar pela descida nos primeiros 200m, e depois de recuperar o fôlego voltei a dar-he gás. O percurso da segunda folta era igual ao da primeira…por isso já sabia o que me esperava. Apesar de sentir as pernas um pouco pesadas continuei a apertar o ritmo…passei aos 8K com 34m (2m abaixo do objectivo) e a um Km estiquei outra vez. Pelas minhas contas ia dar para baixar dos 43m, por isso continuei a forçar. Os metros foram passando, dobrei uma esquina, depois outra apanho uma descida e um pouco mais à frente era a meta. Como de costume qd me sinto bem atirei-me para um sprint nos últimos 200m…e cruzei a meta com um tempo que para mim é ESPECTACULAR…42m18s!!!

Tal como à 3 semanas acabei completamente satisfeito…o dia estava espectacular…a prova bem organizada…e tinha acabado de sacar 5m02s ao meu record pesssoal para esta distância!! Venha a próxima!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário