domingo, 28 de julho de 2013

Ruptura do Tendão de Aquiles: Seis Semanas Depois


E pronto…já lá vão seis semanas desde que o Aquiles resolveu tramar o resto do meu ano desportivo.

Atletas famosos com rupturas no tendão de Aquiles
Dominique Wilkins (NBA - este só o pessoal acima dos 30 é que se deve lembrar quem era)
Kobe Bryant (NBA)
Naide Gomes (Atletismo)
Quim (Futebol)
Beckham (Foi mm a jogar…a Victoria não teve nada a ver com isto ;) )
Zanetti (futebol)

E claro

Tó Salgado ;)


Causas – Tendões inflamados ou com lesões crónicas são mais susceptíveis a rupturas. Por isso, se estiverem com dores no tendão e/ou apresentar sinais de inflamação não arrisquem. Como vão ver daqui a umas linhas o tempo de recuperação é longo…demasiado longo...por isso não vale a pena arriscar um ano inteiro por meia dúzia de Km. No entanto as rupturas nem sempre estão associadas a processos inflamatórios. Contacto físico, colocar o pé numa depressão inesperada do solo, torção, alteração do tipo e/ou intensidade do treino, acelerações bruscas, podem ser outras das causas. No meu caso nunca tinha tido problemas no tendão de aquiles, não tinha sinais de inflamação, nem dores de qualquer tipo na zona…por isso penso que foi uma execução menos cuidada do exercício que estava a fazer. Devo ter colocado mal o pé esquerdo o que depois levou a uma sobrecarga no tendão provocando a ruptura.

Lesão – Os sintomas da lesão são exatamente aqueles que estão descritos. Senti um estalo e uma dor forte na zona. Inicialmente até pensei que tinha batido com a perna em qualquer lado. A primeira reacção foi olhar para trás para ver o que aconteceu. Como exemplo vejam o vídeo da lesão do Beckham (http://www.youtube.com/watch?v=p7NiwYqNqlA).  Se a ruptura for total (como aconteceu comigo) consegue-se observar uma depressão na zona. Se colocarmos lá o dedo, rapidamente nos apercebemos que falta ali qualquer coisa..

Tratamento – Existem dois tipos de tratamento, conservador e cirúrgico. No conservador não há cirurgia. O pé é imobilizado com gesso  durante 8-12 semanas.  Neste caso evitam-se potenciais complicações relacionadas com cirurgias (ex: infecções ou lesões nos tecidos adjacentes). Contudo o tempo de recuperação é mais longo e o risco de nova ruptura é superior (alguns estudos mencionam percentagens até 35%) .  Em alternativa existe a cirurgia que permite um regresso mais rápido à actividade com um risco muito baixo de nova ruptura (menos de 2%).  Existem 3 técnicas principais de abordagem cirúrgica. A que foi usada no meu caso é denominada por Achillon (http://www.youtube.com/watch?v=rD3aI_7EneA). Por ser minimamente invasiva, a cicatrização é mais rápida o que permite começar a fisioterapia e mobilização do pé passadas 2-4 semanas (este tempo varia e depende essencialmente do cirurgião). No meu caso o pós-operatório foi bastante tranquilo. Tive algumas dores nas primeiras 48 horas, mas que se suportavam bem. O pior mesmo foi ter de estar metido em casa quase 4 semanas, 3 das quais com aquela onda de calor que atingiu Portugal no fim de Junho início de Julho!! No fim já quase que trepava às paredes mesmo com o gesso na perna!! No fim das 4 semanas o gesso saiu e entrou uma bota à la Robocop. O pé passa a estar estabilizado a 90º e nessa altura já se pode caminhar com a ajuda de canadianas. A botinha ainda é pesada e não muito prática, mas pelo menos podemos andar e sair de casa à vontade!!! Quatro dias depois de tirar o gesso voltei logo ao trabalho! Com o passar dos dias vai-se ganhando confiança… mais de duas semanas depois já praticamente não uso as canadianas!

Quase 25 anos depois o Robocop está de volta!!!! ;)

Recuperação – Para a recuperação deste tipo de lesão é preciso muita paciência (mas mesmo muita) e alguma capacidade de sofrimento . O tendões por norma tem uma taxa de regeneração muito baixa e o tendão de Aquiles não é excepção. Por isso não adianta inventar…se o fizermos o mais certo é termos novamente problemas. O que mais me impressionou quando tirei o gesso foi a atrofia muscular…o gêmeo praticamente desapareceu…parece gelatina!!! A coxa também perdeu muita massa muscular! Para além disso o pé ainda tinha um edema grande (normal pelo que li e me foi transmitido pelo medico) e mobilidade muito reduzida. Uma semana depois de tirar o gesso comecei a fisioterapia. Electroestimulação no gémeo e coxa para começar o processo de ganho de massa muscular, massagem, exercícios de mobilização e flexibilidade, e alongamento do tendão. O que mais custa para já é a massagem…digamos que, pronto, vá lá…doi!!! Para além disso pedi um favorzinho a uma grande amiga minha (e aos pais dela), e quando está bom tempo dou um salto lá a casa para fazer alguns exercícios na piscina (isto é desculpa…na realidade só quero trabalhar para o bronze!! )

Regresso à estrada - O tempo estimado para voltar a correr são seis meses…mas isto é para voltar a correr devagarinho na passadeira e por curtos períodos de tempo…não para voltar a fazer 50-60 Km por semana!! Para fazer isso, e partindo do principio que corre tudo bem, terei de esperar até Março de 2014!

Se alguma dia passarem por isto (sinceramente espero que não)  façam o que eu estou a fazer…estabeleçam metas a curto prazo. Os obstáculos ficam mais fáceis de ultrapassar e não nos lembramos do tempo que ainda temos pela frente!

178 comentários:

  1. Respostas
    1. Gente;
      eu em 2002 rebentei o tendao direito e agora a 24/01/2015 estoirei o esquerdo.... Da primeira vez estava a jogar futebol com pessoal da faculdade e desta ultima estava no monsanto a andar de Skate com o meu filhote e do nada BAM!!!!!! DOOOOOOOOOR!!!
      Confesso que desta x a dor foi mil x pior nem consegui ver ou pensar bem durante imenso tempo e com o meu filho á minha volta sem perceber muito bem o que se estava a passar....
      Fui operado á pouco menos de 2 semanas e vou tirar os pontos agora dia 12/1/2015.
      Sou um veteranos disto e ja sei bem o que tenho pela frente.
      Das 2 vezes a dor incial que senti é aquele sensção semelhante a apanhar com um carrinho do continente no calcanhar ou com uma fisgada no calcanhar....a d or que vem a seguir é algo que todos voces aqui sabem...lembbrem se de como foi a vossa agora imaginei isso uma segunda vez...desta doeu me mil x mais e desde que sai da operação certos dias tenho bastantes dores e sim quando se poe o pé para baixo entao parece que a perna incha tipo boia e que vai rebentar o gesso....
      Da primeira vez nao tive qualquer tipo de pré aviso a nivel de dor veio simplesmente do nada.
      Desta confesso que já á algumas semanas que ocasionalmente senti umas dores e acordei mesmo com caimbras no tendao mas pensei que se devesse á embriaigem da minha mercedes vito 1999 que é bastante dura...sou Guia e tenho a minha empresa de Animação Turistica e fartei de guiar por esse Portugal fora umas semanas antes disto se passar... a minha vida ficou e esta caotica pois nao ganho baixa e o meu seguro nao cobriu este tipo de lesão( coisa que nunca mais volta a passar-se garanto)...
      Estou completamente em baixo prinicpalmente porque sei bem o futuro...tudo a viver e eu aqui enfiado durantes os proximos meses....uma treta gigante...fiz desporto a minha vida toda...tive motas enfim pode dever se a isso tudo ou nada...medo mesmo é agora ter de por o meu peso todo em cima da perna do tendão que rebentei á 13 anos atrás.
      O meu conselho para quem está como eu e vale o que vale é n tentem apressar...cada um tem o seu tempo de recuperação e como o Tó disse o tendao de Aquiles demora imenso a recuperar....e as x n volta a ser o mesmo.
      Só quem passa por isto é que sabe o pesadelo que é e vai ser!!
      Boa sorte a todos e que nao tenham de passar por isto uma 2 vez como eu estou a passar!

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  2. Olá,
    Sofri ruptura do tendão de Aquiles dia 26-10-2013, e só fiz a cirurgia agora dia 10-12-2013.
    A ruptura deu-se num final de treino quando me levantava do chão...
    Também senti como se tivesse levado uma pancada, mas nada nem ninguém por trás de mim...
    Gostava de saber como está a correr a recuperação, uma vez que só agora comecei a longa espera...
    O médico já me disse que são 3 a 4 semanas de gesso e depois já me avisou da fisioterapia mas nada de muito especifico...

    Fico a aguardar retorno.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cátia. Podes dizer-me se o teu ortopedista não classificou essa ruptura como negligente? Se fizeste a ruptura a 26/10 e foste operada a 10/12, isso significa que andaste em cima dessa ruptura muito tempo, não??
      É que esse foi o meu caso...como já lá vão uns quatro anos, por favor, responde-me: como te correu a recuperação? Recuperaste totalmente e voltaste a jogar sem nenhum entrave?

      Muito obrigada.
      Vou tirar o gesso daqui a 2 semanas e, segundo o médico só recuperarei daqui a um ano!!!
      Beijinhos.
      Ana Gomes

      Eliminar
  3. Olá Cátia,

    Agradeço o contacto...esta foi uma das razões pelas quais criei o blog.

    A recuperação tem corrido bem. Depois de tirar o gesso fiz três meses de fisioterapia...é preciso muita paciência e seguir à risca tudo o que nos vão dizendo. Última sessão de fisio foi à dois meses atrás e até agora tudo ok. Voltei a correr e praticamente já não sinto nada no tendão...só noto que, de vez em quando, parece estar um pouco tenso. Ainda não estou a 100% mas não estou muito longe! ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 2 anos depois nova pergunta hehe ainda te lembras como estavas com 3 meses depois da operaçao (1 mes de fisio?). ainda nao larguei as canadianas mas nao ando longe... parece que estagnei. consigo andar so com uma se for piso regular, mas ainda tudo muito devagar... descer escadas com o pe bom é IMPOSSIVEL lol

      Eliminar
  4. Fiz uma ruptura total no Tendão de Aquiles exactamente no dia 14 de Dezembro de 2013. Foi numa brincadeira de Basket, jogava ao "31" com a minha filha: a sensação de um pontapé no calcanhar e o som "CRRAAAKKKK", assustador.. depois caí, claro, deram-me gelo (que foi óptimo para aliviar a dor) mas ainda fui a pé até ao carro, apoiando-me nessa perna. Lembro-me que parecia que tinha uma cunha debaixo do pé, como se estivesse com um sapato mais alto do que o outro.
    Fui operado no dia 19 de Dezembro e tive grandes dores no dia 20, cometi a imprudência de pôr o pé para baixo (nem por 5 minutos) e o pé inchou muito, parecia que ia partir o gesso. Depois disso praticamente não tive mais dores, ou se as tive foram perfeitamente suportáveis sem comprimidos.
    Pus a bota, ainda em posição equina, 3 semanas depois da operação com a indicação de ir alterando o ângulo 5 graus de 7 em 7 dias.
    Neste momento, 25/01/2014 tenho o pé a 90 graus mas como tenho consulta no dia 07/02 ainda não piso no chão, prefiro seguir exactamente tudo aquilo que o médico me diz do que começar a forçar (como normalmente faço noutras convalescenças que tive).
    Por vezes vou à rua, em voltas pequenas, desde que pus a bota mas mantenho a perna estendida durante a maior parte do tempo que posso.
    Espero poder começar a trabalhar e a fazer fisioterapia rapidamente. É difícil estar em casa...
    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Olá João,

    Mais rápido do que o que pensa vai estar jogar basket!
    No meu caso o pé ficou logo a 90º. Os métodos de recuperação acabam por variar consoante o médico e/ou metodologia usada na operação. Faz muito bem em seguir à risca o que lhe vão dizendo...foi o que eu fiz e o processo acabou por correr bastante bem.
    Percebo-o...a pior fase para mim foram precisamente as primeiras 4 semanas quando tive que ficar em casa. De qualquer das formas já não lhe falta muito...só mais uns diazinhos! O pior já passou!

    Desejo-lhe uma recuperação rápida!!

    Um Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conseguiu ganhar a massa muscular toda? Eu ainda tenho o gémeo interno mirrado e, quando me apoio na ponta do pé não consigo levantar o calcanhar mais do que uns 3 cm do chão. Não tenho capacidade muscular para levantar o peso do corpo nessa perna... se ando mais rápido coxeio um pouco, não por dores, talvez por essa falta de força, talvez por um tique que me tenha ficado...
      Obrigado,

      Abraço!

      Eliminar
  6. Galera boa tarde no dia 19/01/2013 rompeu 80% do meu tendão de aquilis a minha cirurgia foi no dia 27/01/2013 como estou recente pos cirurgia, estou sentindo enjoo pos anestesia raqui muita dor se cabeça, gostaria de saber se isso é normal, estou enfrentando 40 graus do Rii de Janeiro estou de gesso gostaria de saber quanto tempo fico com o gesso em média? Outra duvida é oq esta me deixando encabulado o medico disse que meu tendao e curto e por isso eu nao estico tanto, gostaria de saber se a tendência de romper é maior, sempre fiz atividade fisica (jiu jitsu e futebol) e nunca aconteceu nada do gênero. Ja viram que tenho bastante duvida e outra trabalho na frente do computador em um escritório gostaria de saber quanto tempo mais ou menos eu volto? Abraço a todos

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde Tó Salgado desde já agradeço o testemunho, aconteceu-me o mesmo mal, ruptura do tendão de aquiles, dia 16 de janeiro fui operado, tive alta dia 17 com o pé engessado em equino, dia 4 de fevereiro fui a consulta tirar agrades, e por o pé a 90º, custou um bocado mas lá foi, dia 25 de fevereiro tirei gesso e estou pronto para fisco, é normal ser bastante complicado por o pé no chão e dar uma passada? tá tudo rijo a nível de tendões, tenho feito uns exercícios dados pela médica enquanto não vou a fisio, o pé tá inchado tmb é normal, tudo isto é novo para mim, já sinto alguma diferença no caminhar mesmo q mínima, claro com a ajuda das canadianas, agradecia toda a informação que me pudesse dispensar Tó Salgado, e mais uma vez obrigado pelo testemunho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde pedro,
      Podias dizer os exercícios que a médica te aconselhou ate começares a fisio?
      Obrigado

      Eliminar
    2. Olá José, o que a médica mandou fazer no meu caso era passar uma corda ou algo do genero por baixo do pe mais ou menos naquela parte a seguir aos dedos na sola do pe estando sentado, e puxar devagarinho as pontas da corda para o pé vir para trás dps fazer movimento inverso, sempre com alguma tensão, mas isto foi no meu caso atenção, e há que ir com calma, que é para ir ganhando mobilidade e flexibilidade. Tem que ser tudo feito com cuidado e com indicação ou do médico ou do fisioterapeuta,

      Eliminar
    3. Sentado na cama José, com as pernas esticadas, até se puser uma almofada por baixo do pe para altear um bocadinho o pé melhor. As melhoras José.

      Eliminar
  8. Olá Nuno,

    No início é complicado por o pé no chão, aconteceu-me o mesmo. Pelo que fui lendo é completamente normal…o pé teve muito tempo imobilizado, muita atrofia muscular e o tendão ainda não tem a elasticidade necessária. Para além disso inconscientemente temos medo de nos voltarmos a magoar, e acabamos por nos proteger e fazer tudo com cuidado extra. No fundo temos de aprender a andar outra vez. O mais complicado foram os 2-3 primeiros dias sem bota…depois disso as coisas correram melhor. Uma semana depois já andava sem canadianas. Contudo eu comecei a fisio mais cedo. Como tinha um bota (walker) e não gesso, pude começar logo às 4 semanas e isso ajudou bastante.

    Conselhos:
    - Use um pé elástico, ajuda a aliviar o inchaço no pé. Eu usei o meu até fazer 5 meses pós-cirurgia.
    - Qd o tempo melhorar, e se tiver hipótese, dê um salto à praia. A instabilidade da areia faz maravilhas (nota: só comecei a fazer isso 9 semanas depois da cirurgia)
    - Seguir os conselhos do médico/fisioterapeuta à risca.
    - Não tenha receio de se voltar a magoar. Se o médico lhe disser para largar as canadianas, é porque pode.
    - Se possivel faça natação(sempre com autorizaçao do medico). A mim ajudou-me bastante!

    Boa Recuparação! Se precisar de mais alguma coisa disponha!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Olá Tó Salgado!

      Desde já agradeço novamente todo o seu testemunho, e conselhos, tem sido um alento, pois estando habituado a treinar com frequência e ver-me assim incapacitado temporariamente com uma lesão destas é assustador, Muito tenho lido, mas aqui foi onde encontrei de facto mais explicações e alento.
      De facto o medo é bastante, obrigado pelos conselhos irei seguir á risca os conselhos do médico/fisiotrapeuta como tenho seguido desde que sofri a intervenção, irei fazer também natação, até para recuperar o pulmão que tinha devido ás corridas, e saber que para o pé será bastante indicado contacto com a água, e tão cedo as corridas para já não serem possíveis co.m a intensidade que eram feitas

      Obrigado por tudo, pela informação, disponibilidade, conselhos, o pior foi ter acontecido, agora é trabalhar bem na recuperação, e que seja segura/rápida

      Abraço

      Eliminar
    3. Força nisso Nuno!! Se precisares de mais informações está à vontade!

      Abraço

      Eliminar
    4. Obrigado por tudo Tó Salgado, graças ao teus concelhos e experiência passada, a recuperação está a correr muito bem, só vou começar fisio segunda, mas esta segunda que passou já fui á medica e ela gostou do que viu a nível de movimento já ponho o pé a 0 graus,e aponto bem a biqueira do pé para baixo, isto devido tmb á fisioterapia caseira que tenho feito a conselho da médica do Hospital.

      Eliminar
  9. Jonas e demais tb rompi no dia 19/01/2014 e fiz minha cirurgia dia 8/02/2014
    Fui liberado no dia seguinte correu tudo bem já tirei os pontos no dia 26/02/2014 agora continuo de calha até dia 26/03/2014 , lá se vão 48 dias pôs cirurgia estou muito anciloso e pergunto será que já vou começar a fisioterapia e começar colocar o pé no chão ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marcelo,

      Já não deve faltar muito. Boa Recuperação!

      abraço

      Eliminar
  10. Olá, sofri uma ruptura parcial do tendão de Aquiles dia 17/02/2014. Fui para a emergência de um hospital e lá me disseram que só tinha sido um estiramento. Mas insisti que deveria fazer outros exames. Pedi uma guia para fazer um ultrassom. No dia seguinte fui em outra clínica e não foi detectado nenhuma ruptura. Eu desconfiado, pois não conseguia mexer o pé, levei o exame no mesmo dia a um ortopedista que disse que o exame estava errado e que eu tinha rompido o tendão. Então solicitou uma ressonância magnética. Fui no mesmo dia e por sorte consegui fazer a ressonância onde foi detectado o rompimento. O plano de saúde demorou uma semana para liberar minha cirurgia que foi realizada no dia 27/02/2014. A previsão é que eu fique um mês com gesso. O ortopedista não deu maiores informações. Vamos ver o que acontece. Não sinto dor, mas na hora de dormir o tornozelo fica encostando no gesso e isso me incomoda bastante, acho que está muito apertado esse gesso.
    Esse é o meu relato. Valeu pessoal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Rainier,

      O meu principal problema também era o dormir com o gesso. Já experimentou pôr umas almofadas por baixo do pé que vai dormir?

      abraço

      Eliminar
    2. Olá,
      Já fiz isso sim, mas o difícil é achar a posição para que a lateral externa do tornozelo não toque no gesso. Até eu conseguir dormir, leva umas duas horas.

      Eliminar
    3. Boas Rainier Silva, faça como o Tó Salgado disse, dificil é nos inícios de facto arranjar posição para dormir, além de por as almofadas no pé tente por tmb uma almofada que ampara o joelho para n "forçar" tanto a posição quando está deitado de lado, e mesmo quando está de barriga para cima, assim não fica aquele "vazio" na dobra do joelho, foi assim que me fui safando no que toca a dormir

      Eliminar
    4. Olá Nuno Pedro, eu tenho umas almofadas aqui em casa que são compridas e consigo acomodar a perna toda. Também uso uma para apoiar o joelho e não forçá-lo muito.
      Melhoras pra vc tb.

      Eliminar
  11. Quanto á minha recuperação sem fisio, já ponho o meu pé com mais confiança no chão, claro com ajuda de canadiana, o pé já está menos inchado pq de vez em quando ponho o pé com uma almofada quando estou deitado, a mobilidade vai vindo aos poucos e o receio vai desaparecendo, o que tem ajudado imenso foram os conselhos dados pelo Tó Salgado, os conselhos da médica do Hospital de enquanto estou á espera da fisio vou fazendo em casa, e da força de vontade de voltar aos treinos, a conduzir, a ter novamente o meu ritmo e rotinas.


    Para todos que estão a passar por isto não desesperem, têm que ter muita muita paciência e força de vontade, persistência, e seguir á risca todos os conselhos dados pelos especialistas da área.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo Nuno!! Força de vontade e paciência!! Qd menos esperares estás de volta! Esta semana fiz o meu primeiro triatlo!

      Eliminar
  12. Amigos, hoje tirei o gesso e assim como o nosso colega do blog, meu pé está bastante inchado e rígido. Vou iniciar a fisioterapia daqui há uma semana, conforme orientação médica.
    Vamos lá!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rainier tudo isso é normal, tenta manter sempre que possas o pe/perna para cima com umas almofadas ajuda imenso, quando começares a fisio e o fisioterapeuta for bom vais sentir enormes diferenças e vais ganhando mais confiança, muito mas mesmo muito importante seguir a risca as indicações dadas, rápidas melhoras.

      Eliminar
    2. Siga Rainier!! Como o Nuno disse vais começar a notar mais progressos quando começares com a fisio! Boa recuperação!

      Eliminar
  13. Fui operado no dia 14-2-2014, vou tirar o gesso no dia 26-3. Apartir daí ainda me sinto pouco informado vou tentar esclarecer o máximo possível com o médico. Podem esclarecer-me desde já algumas dúvidas pf

    Poderei conduzir logo ou é perigoso forçar numa travagem por exemplo?
    Seria bom colocar uma bota à robocop?
    Os planos de treino da fisioterapia são "quanto" por dia e durante quanto tempo?

    Obrigado espero que isto continue bem. As melhoras para todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Helder Pinto, ao tirar o gesso os músculos gémeos vão estar sem força nenhuma e tendões vão estar atrofiados, não aconselho a conduzir para já para não estragar o trabalho feito, qualquer necessidade de travagem brusca... eu tive esse cuidado mas tmb não sou médico, até porque vamos ter de "aprender" a andar novamente, quanto á colocação da bota robocop vai tudo depender do médico e da opção de tratamento, há quem ponha, há quem não ponha, eu não pus por exemplo, tirei o primeiro gesso onde tinha ao pé em posição de equino, puseram o pe ao sitio a 0 graus e direitinho e depois engessaram novamente,

      fisioterapia eu estou a fazer todos os dias sessões de uma hora, o tempo de duração depende da capacidade de cada um a nível de recuperação, se é a esse tempo que se refere, pode durar de 3 a 6 meses, depende mesmo muito da capacidade de recuperação de cada um, cada caso é um caso, qualquer dúvida Helder Pinto dentro dos possíveis se puder responder cá estamos. Boa sorte e muita paciência

      Eliminar
    2. Olá Helder. Como o Nuno já referiu, e eu próprio aqui no blog, quando tiramos o gesso os músculos estão muito atrofiados,e o tendão com muito pouca elasticidade. No fundo temos te aprender a andar de novo. Por isso mesmo conduzir logo a seguir a tirar o gesso é altamente desaconselhavel (a não ser que tenha um carro com caixa automatica).

      A bota à robocop depende muito dos médicos…uns usam…outros não. A grande vantagem de a usar é acaba por facilitar algumas tarefas quotidianas e iniciar a fisio mais cedo.

      Eu fiz 3 mese e meio de fisioterapia com sessões à volta da 1.30. A recuperação vai depender muito não só da fisio e da sua força de vontade, mas também do seu corpo e da forma como vai recuperar/regenerar. Não somos todos iguais e por isso os tempos podem ser diferentes.

      Boa Recuperação!!

      Abraço

      Eliminar
    3. Hoje foi minha terceira sessão de fisio. Minha lesão foi na perna esquerda e o carro que dirijo é automático, por isso posso me locomover sem auxílio de ninguém.

      Quanto a confiança vc está correto Tó Salgado, gradativamente vai aumentando. Estou confiante.

      Eliminar
  14. Lá se vão 2 meses do acontecido operei a 7 semanas agora estou com a bota e posso pisar e tomar banho normal mais ainda tem 30 dias com a bota e mais uma pergunta pessoal será que depois começo a fisioterapia ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marcelo,
      Eu fiquei 3 semanas com gesso, mais uma semana com a bota. Após um mes já comecei a fisio, já fiz 3 sessões.

      Eliminar
    2. Olá Marcelo,

      Como disse no texto isso depende muito do cirugião que te está a acompanhar. No meu caso comecei a fisio uma semana depois de tirar o gesso.

      Eliminar
  15. Bom dia pessoal do tendão!
    Meu nome é Robson e fiz a cirurgia no dia 17/03/14 90 dias após a lesão que foi em 17/12/13. Bom minha cirurgia foi muito agressiva, muito extensa, 40 cm de comprimento. Estou na segunda semana de talas, troco o curativo cirúrgico dia sim e dia não. Quando estou em casa, fico o tempo todo deitado em uma poltrona tipo Papai ou então na cama mesmo, sempre com o pé para cima, acima do nível do coração.
    Aqui que começam minhas dúvidas, sinto meu pé sem sensibilidade, meio dormente, acredito que pela má circulação.
    É assim mesmo, isto é normal? Devo ficar o tempo todo com o pé pra cima?
    Não seria legal de vez em quando colocar o pé pra baixo pra irrigar melhor?
    Meus maiores receios são na parte de circulação sanguinea.
    Se puderem me ajudar, agradeço.
    Abraços e boa recuperação pra todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gobate, acredito que essa dormência seja normal. Já estou com 40 dias após a cirurgia e ainda está assim. Já fiz três sessões de fisio. A indicação é que fique com as pernas para cima mesmo.

      Eliminar
    2. Olá Gobate,

      Uma pergunta, porque é que passaram 90 dias entre a lesão e a cirurgia?
      Deves ficar sempre com a perna para cima de forma a evitar a formação de um trombo.
      Boa Recuperação!

      Eliminar
    3. Gobate, estou no mesmo prazo para fazer a cirurgia, e será tão agressiva quanto. Gostaria de saber como foi sua recuperação?
      Abraço!

      Eliminar
  16. Boa tarde malta de tendão fraquinho,
    A mim aconteceu-me a rutura no dia 04/02/14 quando subia umas escadas e escorreguei....com o desiquilibrio e o peso do corpo em cima da perna ouvi um estalo e pronto..dor como se de uma paulada tratasse seguida de dormência e inchaço. O curioso é que consegui andar depois de estar um pouco sentado nas escadas e só no dia seguinte fui ao médico. Diagnosticado a rutura a cirurgia foi marcada pra dia 12/02/14. Após quatro semanas com tala gessada, foi retirada e não me colocaram nenhuma bota. Pelo que o médico me disse o tendão cicatrizou mto bem, apesar de terem sido necessárias duas incisões, mas que no me caso são minimas. Começei a fisio na semana seguinte e já levo 11 sessoões de fisio, sendo que o mais doloroso é mesmo quando fazem o alongamento do tendão (AAAAUUUU) de resto suporta-se bem, e já consigo caminhar mas com a ajuda das canadianas. Quando retirei a tala gessada tinha edema mas o médico receitou-me uma pomada que ajuda o corpo a absorver esse mesmo edema. Começei a trabalhar no inicio desta semana e agora é necessário paciencia para voltar a fazer os treinos ligeiros que ajudavam a manter a forma.
    Boa sorte pra todos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Rui! Obrigado pelo testemunho!
      Tens razão…o alongamento é mauzinho…mas o pior para mim era activação que me faziam na zona com uma bola de silicone que tinha uns relevo!!
      Boa Recuperação!!
      Ab

      Eliminar
  17. Também tompi o tendão um pouco antes de você (1 mês) e também escrevi a minha experiência em um blog (http://tendaoaquiles.wordpress.com). Vale a pena compartilhar com os outros a experiência e a sobrevivência após :)
    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Denio,

      Obrigado pela partilha e informação!

      Anraço

      Eliminar
  18. Finalmente tive coragem em relatar o meu sofrimento da lesão do tendão de Aquiles. Depois de tantos meses de tratamentos e de nada resultar o médico decidiu fazer uma cirurgia ao tendão, seria muito simples era fazer uns cortes ao longo do tendão para que o tendão ficasse mais forte e também tratar da tendinite que teimava a não ter melhoras. Pois bem, assim foi. No dia 25-11-2013 fui operado, o médico disse que tudo tinha corrido muito bem só tinha perna ligada e que tinha que mexer o pé. Passadas duas semanas retirei os 32 agrafos sim leram bem 32 agrafos! E comecei logo a fazer fisioterapia estava tudo a correr +- bem.
    Já tinha 3 semanas de fisioterapia quando um dos pontos resolveu criar pus. Como tinha consulta no dia 2-01-2014 o médico receitou-me antibiótico e disse para eu não me preocupar. Mais duas semanas de fisioterapia e o tendão doía-me muito. Foi no dia 24-01-2014 o último dia de fisio e a minha perna no outro dia estava muito inchada, foi um fim de semana terrível. Na segunda-feira fui à médica de família, ela quando me viu apertou-me a perna tanto que rebentou 2 pontos que ficavam de baixo, onde o tendão dobra, até pintei o tecto do consultório com pus. Fui no outro dia ao meu médico ortopedista tive 4 semanas a levar antibiótico nas veias e a sofrer muito…… Mesmo muito a infeção e inflamação era muito grave. Ao fim deste tempo todo, no dia 25-02-2014 o médico disse-me finalmente, para fazer uma RM com urgência. Pois é, e assim foi. No outro dia entrei no hospital para fazer uma outra cirurgia de limpeza ao tendão uma vez que tinha líquido e muitas outras coisas que têm nomes muitos esquisitos. Correu bem disse o médico. Pois, já eu só preguntava como estava o tendão. Ele disse que o tendão estava bem. Desta vez o meu pé estava com uma tala onde tinha que ficar 2 semanas com o pé imobilizado e para cima (mais um grande sofrimento). Mais uma vez tirei os pontos, no dia 12-03-2014 depois de outra consulta o médico gostou do que viu e disse para recomeçar a fisioterapia, mas só a partir do dia 28-03-2014 e assim foi. Estou neste momento com 6 dias de fisio. Em casa já dou uns passos sem as muletas, a impulsão do pé já se faz melhor quase sem dor, mas estou com muito medo de voltar a ter dores na dobra e ficar inflamado. Tó Salgado gostei muito de ler o blog pois a tua recuperação foi muito boa para quem partiu o tendão, o meu era mais simples e estou em casa parado à 4 meses e com 2 cirurgias, e não sei quando posso pelo menos andar para ir trabalhar. Sim porque correr (sim eu corria muito, fiz uma maratona em Sevilha em 2012 em 3horas e 10 minutos e a minha ultima corrida foi a corrida de Santo António Lisboa 2012). Depois foi esta longa história que estou a relatar. Gostava de saber, além da fisio que exercícios fazias em casa para eu fazer para ajudar na minha recuperação. Obrigada e as melhoras para todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlos,

      Antes demais obrigado por teres partilhado a sua estória. Essa foi umas das razões pelas quais criei o blog. Já tinha ouvido de tendinites sérias no Aquiles (alguns colegas meus já passaram por isso), mas nunca como a que descreveste!
      Nos dias em que não fazia fisio faziam exercios de flexão e dorsi-flexão com uma banda elástica. Para além disso a partir do momento qur tive autorização comecei a nadar, e isso ajudou bastante. Se tiveres hipótese faz também caminhadas na praia.
      Desejo-te rápidas melhoras para que possas voltar à estrada o quanto antes!
      Abraço

      Eliminar
    2. Olá Tó Salgado!
      Obrigado pela informação!
      Gostava ainda de saber quantas semanas depois de tirares os pontos, é que começaste a fazer carga no tendão. Porque eu ainda não estou a fazer. E os exercícios que me disseste com a banda elástica, já são de carga, certo?
      Ainda estou a andar de muletas. Gostava que me explicasses mais detalhadamente o que fizeste ao longo das semanas.
      Um abraço

      Eliminar
    3. Olá Carlos,

      Tirei os pontos duas semanas depois da cirurgia e 4 semanas depois tirei o gesso. Só comecei a fazer carga sobre o pé, sem qualquer ajuda suplementar, 9 semanas depois da operação.
      O exercício que fazia em casa era semelhante a este https://www.youtube.com/watch?v=LPs634Jm28M

      Abraço

      Eliminar
    4. Olá Tó Salgado,


      Obrigado!

      Vou-me mantendo atento ao blog.

      Um abraço

      Eliminar
    5. oi tudo bem eu tambem rompi o tendao parcial mente no dia 14/04/2014 foi no ortopedista ele falou que era cirurgico fui faser utrasson no dia 24/04 ai marquei a cirurgia mais o convenio demorou a liberar quando liberou o ja fasia quais 45 dia depois do rompimento o medico falou que nao era mais recomendado faser cirurgia porque o tendao comecou a interligar com mandou colocar a bota robocop e faser fisuterapia mais 10 sessoes 4 meses parado ja to 2 com pe se colocar no chao nao sei como vai ficar tenho reseio

      Eliminar
  19. eae galera do tendão!!!

    me chamo marcelo rompi meu tendão jogando bola dia 3 de novembro, fiz a cirurgia dia 13 de novembro, retirei a tala 1 mês depois. O problema é que não pude colocar o pé de jeito nenhum no chão. segui todas as orientações do médico logo que tirei a tala e mandou para fisioterapia fiz umas 60 sessões. esta semana completa 5 meses da cirurgia o médico deu alta para o trabalho e para as atividades esportivas ele disse 6 meses e voltando na manha. conselho siga todas as orientações médicas por mais que seja difícil fiquei 3 meses sem colocar o pé no chão, mas hoje não sinto dor nenhuma. mais 1 mês vou voltar a jogar bola claro bem na manha.

    abraço e boa recuperação galera
    qualquer dúvida marcelo.lab@ig.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marcelo,

      Parece que está a correr tudo bem! Continuaçaão de boa recuperação!
      Abraço

      Eliminar
  20. Eu tb tive uma rotura parcial do tendão de Aquiles alta, no dia 26-03-14 (a cerca de 10 cm do calcanhar, quando descia do carro. Perdi logo a força no pé. Fiz cirurgia no dia seguinte e agora tenho o pé imobilizado. Para alem do transtorno em andar a dormir incomoda muito. acordo cada 2 horas. Quanto ao resto é preciso paciência e deixar o tempo passar.
    Eu vou para todo o lado, só não coloco o pé no chão.
    Coragem a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José,

      De factor é impressionate a facilidade com que se rompe este tendão! No inicio também tive alguns problemas para dormir…acontecia-me mais ou menos a mm coisa. Colocar umas almofadas por baixo do pé ajuda!

      Abraço

      Eliminar
    2. Eu tive o msm problema mais o medico nao quis fazer a cirurgia tirei o gesso mais nao consigo nem andar estou da msm maneira ainda nao fiz a fisio mais parece que nunca mais vou conseguir jogar bola novamente estou arrasada

      Eliminar
  21. Olá Tó e a todos os demais,

    O meu nome é Pedro Santos.

    Parabéns por esta tua iniciativa de proporcionar partilha de experiências de uma lesão cada vez mais comum e extensa na recuperação.

    Infelizmente também fiz uma RTA no dia 08.03.2014 e fui operado no dia 10.03 o que perfez exatamente um mês que estou com imobilizado com uma espécie de gesso (fibra de vidro julgo) até ao joelho.

    Só hoje tive coragem de vir a net e procurar informações sobre a RTA, tratamento, recuperação, fisioterapia porque o medo da dor e sobretudo pela péssima experiência de internamento assaltam o inconsciente.

    Já retirei os pontos e os médicos indicaram que estava tudo bem e a cicatrização estava ótima. Vou voltar dia 21.04 para retirar o "gesso" e ser observado para seguir para fiseo.

    Contudo, encontro algumas incongruências no discurso médico, sendo que, na alta hospitalar disseram que iria colocar o pé em várias posições com gesso e isso não aconteceu. Desde da operação que estou com o pé para baixo e "gesso" até ao joelho... enfim.

    A principal razão pela qual me faz deixar aqui o meu comentário, talvez seja uma forma egoísta de acalmar os meus medos (não será isso que todos nós fazemos inconscientemente quando relatamos a nossa experiência procurando respostas) e com isto ter uma função terapêutica.

    Admito o medo me assalta a cada pasmo do musculo, a cada sensação de inchaço e sobretudo desde ontem que a cada movimento dos dedos quer para baixo ou para cima sinto dor. A minha principal preocupação tem sido sempre de saber qual o risco da operação e sutura do tendão não ter sido realizada da melhor forma e com isso saber quais são as probabilidades (problemas originados; consequências;) de reincidência de nova operação.

    Outra preocupação (medo) é se esta dor ao movimentar os dedos é uma situação normal que deve apenas tomar analgésico e guardar? Porque tenho receio de voltar às urgências e dizerem que "vai ter de ficar internado para ser operado porque temos de fazer nova a sutura do tendão" Que tipo de complicações podem ocorrer após a operação para que isto suceda?

    Quais os risco de uma segunda operação? Dor e inchaço são normais? Das vossas experiências tiveram dores na zona da lesão passado um mês e sem pontos?

    Não sei bem o que fazer...

    Com enorme gratidão a todos pelas vossas partilhas e experiências, desejo-vos todo o sucesso nas recuperações.

    Um abraço,
    Pedro Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro,

      Compreendo bem o que sente. Também tive os sintomas que está a relatar. Havia dias que não tinha dores…mas noutros elas apareciam. Penso que deverá ser normal. Contudo se persistirem e se tornarem permanentes penso que deverá consultar o ortopedista que o operou.

      Não tenha medo de procurar informação. Vai perceber que apesar de ser uma lesão grave, a recuperação total é perfeitamente possível!

      Um abraço

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  22. Amigos, não tenho boas notícias. Estou muito chateado. No dia 09/04 ao chegar em casa, tropecei e para evitar a queda, o reflexo fez que eu pisasse com a perna lesiona. Ouvi novamente aquele estalo terrível e já sabia o que tinha ocorrido. Hoje peguei a ressonância e houve re-ruptura do tendão. Terei que fazer uma nova cirurgia.
    Estou com a cabeça a mil, desolado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rainier Silva, ainda usavas a bota quando isso aconteceu? Tive duas escorregadelas (a muleta escorregou com o piso molhado) mas ainda tinha o gesso o que, apesar da reacção instintiva, não me fez nada mais para além de alguma dor na cicatriz.
      Lamento as notícias. Esse som é o pior pesadelo de todos nós os que romperam o tendão de Aquiles. Muita coragem para este novo recomeço!

      Eliminar
    2. Oi, vc sentiu dor quando percebeu que tinha rompido novamente?

      Eliminar
    3. Oi, vc sentiu dor quando percebeu que tinha rompido novamente?

      Eliminar
    4. Oi bom dia , eu TB tropecei 4 dias depois da cirurgia o q vc sentiu pois não estou com dor , o seu doeu muito será q tenho q me preocupar? Obrigado

      Eliminar
  23. Olá Rainier,

    Fico triste em saber que isso aconteceu. Coragem e força e vai ver que desta vez vai correr tudo bem!
    Abraço

    ResponderEliminar
  24. Olá, há duas semanas sofri um rompimento parcial do tendão e o médico decidiu pelo método consevador, estou com gesso acima do joelho e isso incomoda muito. Gostaria de saber se todos tiveram que usar o gesso assim ou foi abaixo do joelho.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jean,

      A minha ruptura foi total e necessitei de cirurgia. O gesso estava até ligeiramente abaixo do joelho.

      Abraço

      Eliminar
  25. Como relatei acima, tive uma rotura alta no tendão Aquiles, perna direita, a 26-3-14, quando saia do carro (carrinha), alto acho que bati com o tendão na aresta da porta, pois sai a correr. Fui mudar o gesso, e tirar os agrafes metálicos, dia 16-3-14 a cicatrização está ótima. Conduzo o meu carro quando preciso, (é o pé do acelerador). Mas faço quase tudo com o esquerdo, nos podais..
    Teve uma vez que caí em casa, pois a muleta bateu na alcatifa, mas protegi a perna lesionada na queda. Retirei os tapetes todos. rrss
    Outra vez num shopping o chão estava húmido e a muleta escorregou e apoiei com a ponta do pé lesionado, mas para alem de fazer pouca pressão senti o gesso não deixou forçar o tendão. Maravilha.
    Em casa agora desloco me quase sempre com uma cadeira de escritório com rodinhas, maravilha, consigo fazer tudo.
    Eles colocam o gesso até ao joelho para proteger a parte doente e assim cria-se uma estrutura que impede o pé de oscilar.
    O medico que me operou disse que podia pousar o pé no chão, apenas com seu próprio peso, quando sentado.
    Até agora tudo me está a correr bem.
    Parar é que não paro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José, não quero desejar nada de mau, mas foi por isso que eu me lasquei (como falamos no Brasil). Já tinha tirado o gesso e feito 12 sessões de fisio. Um certo dia escorreguei e pisei com a perna operada e rompi novamente o tendão. Tive que refazer a cirurgia e agora mais grave, pois precisou de um enxerto.
      Recomendo que tenha mais cuidado e prudência, pois a confiança é uma merda!!!

      Eliminar
    2. Rainer lamento, isso deve ser arrasador.
      Talves mesmo depois de retirada do gesso e da bota, não será aconselhável usar a bota mesmo sem colocar o pé no chão, naquelas deslocações mais arriscadas, para proteger em caso de queda acidental? Coragem que bem precisas.

      Eliminar
    3. José,

      No meu caso essa bota não ajudou em nada. Elas são um pouco flexíveis e no caso de um acidente um pouco mais pesado, não protegem nada. Apoiei todo o meu peso na perna operada e a bota não suportou o peso.

      Eliminar
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  27. Olá

    Estou neste momento em processo de recuperação e tenho algumas duvidas

    Tive uma ruptura quase total (não sei mais pormenores) do tentão de aquiles no dia 29 Março.

    Fui operado no proprio dia, tive alta dois dias depois e tem acho que corrido bem - não tenho tido dores, (aliás praticamente não tive durante este processo todo) e também não me parece que o pé esteja muito inchado - ou melhor a parte perto dos dedos esteve apenas inchada 2 ou 3 dias

    Não me deram grandes indicações - só me disseram para andar de canadianas e para não usar a perna operada.

    Não sinto que tenha feito asneiras, mas uma coisa que faço, de vez enquando (ás refeições, por exemplo) é sentar-me à mesa e ter o pé no chão uns minutos - sem fazer força - será que isso faz mal ?

    Outra duvida que tenho é a seguinte - dia 7 de maio tenho consulta - se tiver tudo bem qual será o proximo passo ? já ouvi falar de uma bota ou Robofoot - será isso ?

    Obrigado e as melhoras a todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jorge,

      Eu colocava sempre a perna em cima de uma cadeira. Bastava estar 2-3 minutos para baixo para começar a inchar. Pelo que me disseram no hospital o pé deve estar sempre elevado.

      A robofoot ou walker (vê a imagem da minha no texto) estabiliza o pé a 90º. Como é feita para proteger o pé já podes fazer alguma carga. No meu caso resultou bastante bem.

      Abraço

      Eliminar
    2. Obrigado pela resposta

      Sinto que no Hospital podiam ter explicado isso melhor, mas de qualquer forma no tempo que tenho a perna para baixo (que não é muito de qualquer forma) não sinto que comece a inchar.

      Já percebi a utilidade da Robofoot - a minha duvida é se o normal (passado 5/6 semanas da operação) retirarem-me o gesso para passar a andar com ela.

      Há que ser paciente, mas o tempo custa (muito) mais a passar agora :)

      Abraço

      Eliminar
    3. Amigo Jorge.
      Eu tb tive uma rotura no dia 26 março 14. Comigo tive umas dores difíceis nas primeiras 48 horas depois ficaram suportavais. Quinze dias depois, já conseguia dormir bem. Estou expectante quando for tirar o gesso na próxima semana, aí é que passa a ser necessário mais cuidado, acho eu, nos primeiros tempos.
      Quanto a colocar o pé no chão eu fiz questão de perguntar isso ao medico que me operou e ele disse que não havia problema, colocar apenas com o seu próprio peso.
      O gesso protege o tendão se ser forçado, foi o que percebi.
      Na nota de alta no hospital apenas dizia para manter o pé elevado 2 dias, e foi o que fiz, e depois apenas quando sentia essa necessidade. Tb nunca senti ele inchado e o medico observou isso quando na consulta para trocar o gesso e mandou o enfermeiro colocar o pé a noventa graus, mas o enfermeiro que fez o curativo não arriscou e ficou quase igual, disse que tinha medo que rebentasse alguma coisa. Mas pela conversa do medico que me operou a gente pode fazer força com ele para tentar endireita-lo, ele (o pé) próprio, se carga ou ajuda extra.

      Eliminar
    4. Amigo José

      Também não sinto que esteja a forçar nada a colocar por minutos a perna no chão, mas há sempre o medo de estarmos a fazer algo errado.

      Uma coisa que não percebi (mas talvez varie de caso para caso) é que tenho consulta na próxima quarta-feira, quando fará 5 semanas e meia da operação e se é normal ao fim desse tempo colocarem a tal bota ou um novo gesso

      Um abraço e as melhoras

      Eliminar
  28. Amigo Jorge quando poder vá ao youtube e veja uma ou varias cirurgia no tendão de aquiles: Assim fica com uma ideia do que eles lhe fizeram, quando cozeram o tendão. As linhas unem o tendão e aguentam aqueles movimentos neutros que ele possa fazer. Foi o que eu percebi. Mas eu apenas tirei as minhas ilações, de como proceder e cuidados a ter. Já houve relatos de amigos aqui que nos primeiros tempos sem o gesso, voltaram a ter rotura e isso é o pior perigo, devido a quedas acidentais. E pelo que amigos aqui disseram a bota não protege esses acidentes, enquanto o gesso aguenta mais.

    ResponderEliminar
  29. Pois já li, José - é preciso ter muito cuidado

    Pelo que percebi, sairei da consulta com novo gesso, ou com a bota, por mais umas semanas - só não percebi o que será mais provavel e se terei algum poder de decisão

    Um abraço

    ResponderEliminar
  30. Boa tarde a todos,
    Estou com 5 semanas de fisioterapia e a dar alguma carga ao tendão, mas onde dobra tenho a pele muito vermelha, quente, com vários altos no tendão.
    Será que passaram pelo mesmo? Será normal devido aos exercícios de carga que tenho feito na fisioterapia?
    Faço sempre muito gelo, até mesmo em casa. E ainda assim, por vezes tenho dores. No entanto, de manhã, o tendão parece-me sempre normal.
    Se me pudessem ajudar, e partilhar se teve numa igual situação, eu agradecia. Estou com muito medo que seja uma inflamação.

    Obrigado, as melhoras para todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlos,

      Uma pergunta. Qual é o tamanho da tua cicatriz?

      Os altos no tendão são provavelmente tecido fibroso (resultante da cicatrização). Com a massagem e o passar do tempo acabam por desaparecer quase na totalidade. No entanto esse tendão vai ficar sempre mais grosso que o outro. O meu tem quase o dobro da espessura.

      Quanto à pele vermelha. Muito provavelmente deve estar ligeiramente inflamado por causa da carga e exercícios. Atenção inflamação não é infecção. A segunda é grave, a primeira resulta na maior parte dos casos quando sobrecarregamos uma articulação ou tendão. Como o teu tendão esteve muito tempo parado e ainda está a cicatrizar é normal que isso aconteça- Também me aconteceuo. Se de manhã está OK não deve haver problema. De qq das formas pergunta ao fisioterapeuta que te está a acompanhar.

      Boa recuperação!

      Eliminar
    2. Olá Tó Salgado,

      O tamanho da minha cicatriz é cerca de 14cm.
      Muito obrigado pelas explicações, são muito importantes para mim e para todos. Tal como as minhas dúvidas.

      Estou com muito receio destes altos. Neste momento já não estou a fazer fisioterapia, estou parado, porque entre o tendão e o tornozelo tenho um pequeno derrame, e está amarelado.
      Vou ao médico na segunda feira, e vou ver o que se passa com isto.

      Um Abraço

      Eliminar
    3. Olá Carlos,

      Como é que isso está? O que é que médico te disse?

      ab

      Eliminar
  31. Olá Tó Salgado, entretanto surgiram-me outras dúvidas e decidi colocá-las aqui. Porque é que meteste o pé elástico? Ou melhor dizendo, porque é que apertaste o teu pé?
    Estou muito assustado com a minha situação, depois do esforço, o meu pé fica inchado e vermelho. Não sei o que hei-de fazer. Se me pudesses ajudar agradecia.
    Obrigado e um abraço a todos com rápidas melhoras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlos,

      O pé elástico ajuda a drenar os líquidos que se acumulam na zona que esteve imobilizada. Todos os teus músculos da zona estão atrofiados, pelo que a circulação de fluidos corporais na zona, essencialmente a drenagem acaba por não ocorrer como devia. Isto provoca o edema que estás a falar. A utilização do pé elástico ajuda esse processo e diminui o edema.

      Abraço

      Eliminar
  32. Olá

    Hoje, passado um pouco menos de 6 semanas, tive consulta e para meu espanto tiraram-me o gesso

    A citratriz está porreira - tirando um ponto que abriu ligeiramente e o pé não está muito inchado

    O massa muscular, claro, desapareceu e assemelha-se como aqui já disseram a gelatina

    O que mais me surpreendeu é que pensava que ainda tinha que passar outra etapa até tirar o gesso, como a utilização da Robofoot ou mesmo de mais gesso com o pé noutra posição, mas nada disso

    Simplesmente tiraram-me e proibiram ainda de fazer peso no pé, mas já me disseram para ir ir tentanto fazer uns movimentos até começar a fisio

    Está mais que visto que cada caso é um caso

    Um abraço e as melhoras para todos

    ResponderEliminar
  33. Olá Jorge,

    Pois é…cada caso é um caso. A um amigo meu na Holanda disseram-lhe a mesma coisa. Depende muito do cirurgião que nos operou.

    Boa Recuperação!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  34. Um bom haja a todos ....

    Primeiro quero felicitar criaçoa deste blog que nos ajuda muito nesta fase dificil da nossa vida .
    No passado dia 25 de Março tive um RTA a praticar desporto . Nao descrevendo o sentimento pois irei me tornar repetitivo em relação ao já descrito neste blog , avançamos para cirurgia a dia 1 de Abril ... ( parecia mentira ) .
    Tudo correu bem e o pé cicatrizou bem usando a tecnica do Achillon , Passando 15 dias após ter tirando os pontos , aconteceu o inesperado ....

    Voltei a cair em casa rompendo novamente o tendao com um gap de 9mm ... Nem queria acreditar ... mesmo com a tala senti de imendiato a mesma dor da primeira vez .... Senti que o mundo ia acabar ... A frustação é enorme !!

    Dia 22 de Abril voltei a ser operado pelo mesmo método mas desta vez foi bem mais agressivo uma vez que resultou de uma re-ruptura ...

    As dores da recuperação da 2ª operação foi bem mais dificil que a primeira ... mas foi bem superado .....

    Amanha , dia 17 de Maio ( 4 semanas após a 2ª cirurgia ) vou finalmete tirar o gesso para colocar a famosa BOTA ....

    A ver vamos como se encontra o pé .... e quando começo a puder fazer fisioterapia ... é que andar de canadianas com 1.90m e 94KGS não é fácil .... já náo sinto as mãos ....

    Um abraço a todos ....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno,

      É preciso azar…esse também era o meu medo! Como é que isso está? Já começaste a fisio?

      Eliminar
    2. Bom dia ...

      Já tenho 5 sessões de fisio... Já estou um pouco melhor . quando tirei o gesso tinha o pe muito inchado e que é normal pois tive duas cirurgias em 15 dias ... Estou melhor e a fisio não me estás a custar muito mas tenho uma pequena duvida ...
      É normal ter um alto mais em cima do tendão ? Será um calo da cirurgia ?
      Na proxima semana vou ao meu médico para ver como está ....

      Eliminar
    3. Sim, esse alto é normal, tem a ver como eles coseram o tendão. Eles cortam parte do tendão longitudinalmente ao meio e depois dobram essa parte para baixo para a coserem ao osso. O médico explicou-me isso

      Eliminar
  35. Nuno,
    Sei muito bem o que vc passou. Se vc voltar alguns posts atrás verá que eu passei pelo mesmo pesadelo. Na primeira cirurgia passei 28 dias com gesso e após esse prazo fiz 12 sessões de fisio.
    Infelizmente no dia 09/04 escorreguei e tive uma nova ruptura. Refiz a cirurgia dia 15/04 e passei mais 35 dias. Tirei o gesso terça passada e já fiz 3 sessões de fisio.
    Temos que ter esperança que tudo vai dar certo dessa vez.
    Boa sorte na sua recuperação.
    Rainier

    ResponderEliminar
  36. Espero que estejam todos a recuperar bem ( ou então já a 100% :) )

    Fez ontem 2 meses que fui operado.

    Há 10 dias, quando já tinha tirado o gesso, caí (tinha estado a chover) e senti um puxão muito forte e depois ficou-me a doer

    Felizmente e após ter ido às urgencia, apenas abri uma fissura na pele (por estar seca) e estava felizmente tudo bem com o tendão.

    Já faço agora fisioterapia (2 sessões) e os progressos têm sido pequenos, mas penso que será mesmo assim.

    Só há pouco tempo é que comecei a conseguir pôr o pé a 90 graus e já vou pondo o pé no chão para ajudar a caminhar, mesmo com as 2 canadianas,

    As melhoras a todos

    ResponderEliminar
  37. Amigos, estou aqui novamente, após 75 da minha SEGUNDA CIRURGIA, e dessa vez está indo tudo bem. Não estou mais usando a bota nem as muletas. O pé ainda não tem muita flexibilidade e ando mancando, mas já é bem melhor do que com as muletas. Estou firme na fisioterapia e provavelmente começarei a hidroterapia semana que vem.
    Amigos tenham bastante cuidado e paciência que tudo dará certo.

    ResponderEliminar
  38. Faz hoje 3 meses que fui operado

    Ando sem muletas em casa e manco já muito pouco, mas na rua ainda uso pelo menos uma muleta e ando com muito mais cuidado.

    Daqui a 2 semanas termino esta fase da fisio e ainda não sei se será para continuar e onde ?

    As melhoras a todos

    ResponderEliminar
  39. Boa Tarde

    Nunca pensei, mas mais que a força no pé ou a flexibildiade do tendão - a fisioterapia tem incidido mais na cicatriz e na aderencia da mesma aos tecidos

    Não sei se têm tido o mesmo problema, mas todas as sessões passo varios minutos a ser "torturado" com uns ferros ou então sugado com ventosas na zona da cicatriz

    Aguento bem tudo o resto, as massagens apesar de durinhas aguentam-se bem, mas estes 2 procedimentos e principalemente os tais ferros são mesmo dificeis de suportar

    Não sei se mais alguem tem passado o mesmo ..

    As melhoras a todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jorge...como é que está isso? Eu tb passei pelo mesmo!

      Eliminar
  40. Ola Tó Salgado.
    meu nome é Rogério Ruiz no dia 15/05/14 jogando bola senti um estralo no meu tendão inxou mas eu nao fui ao medico passou 10 dias e não melhorava então minha namorada marcou um ortopedista ai chegando la ele me examinou e pediu um ultrassom e foi constatado uma descontinuidade parcial das fibras proximo a transição miotendinea medindo cerca de 25 mm o medico me disse que passou muito tempo e não tem como fazer a cirurgia enfim coloquei tala fiquei 15 dias coloquei gesso em equinio mais 15 dias voltei ontem 09/07 e ele tirou o gesso me examinou e pediu para eu colocar novamente o gesso.
    Queria saber se de fato não tem como eu operar e como é a recuperação muito obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola rogério...peço desculpa pela demora a responder...para esse tipo de situação não tenho experiência...o melhor é seguir as instruções do médico.

      Abraço

      Eliminar
  41. No dia dia! Meu Nome é Ademilson e sou do interior do Estado do Tocantins. Lugar de difícil acesso a especialistas na área de ortopedia.

    No dia 21 de maio em um partida de futebol tive onde eu tive segundo o médico da minha cidade um estiramento. Me pediu pra fazer compressas de gelo e tomar antflamátório. Decorridos um mês iniciei a fisioterapia e depois de uns quinze dias tive nova lesão pisando em falso onde segundo uma ultrasson detectou extensa rupitura parcial inrtasubstancial medindo cerca de 1.3 x 0.9 cm (crânio caudal x laterolateral) acometendo mais de 50% das fibras tendíneas, localizado próximo a trasição miotendínea.
    Os tendoes dos fibulares com espessura e ecogeniedade preservadas, tendoes tibais anterior e posterior com espessura, textura e morfologia normais, fácia plantar sem alteraçõs significativas e tibíofibulares, deltóide com espessura e aspecto ultrassonografia preservados e com ausencia de derrame articular.

    Em consulta com o ortopedita e diante deste exame ele me recomendou repouso por 30 dias e depois começar a fazer uma fisioterapia leve.

    Decorridos os trinta dias estou iniciando a fisioterapia, mas ainda muito inseguro quanto o tratamento indicado. Tenho dores quando faço qualquer tipo de esforço, no local da ruptura parcial ficou bastante fundo, loga a cima a ruptura e abaixa a panturrilha está muito duro como se fosse um nervo e não sinto nehum movimento com a perna que minha panturrilha consiga inrijecer.

    Gostaria de saber dos colaboradores deste blog se é isso mesmo, se o procedimento esta correto ou devo procurar outro farma de tratamento. Estou indo para tres meses desde a primeira lesão e não vejo grandes progressos.

    Obrigado!






    ResponderEliminar
  42. Olá
    Chamo-me Carlos Gonçalves, resido na Amadora e no passado dia 14/8/2014 ao subir um escadote este deslizou e fez com que embatesse com o meu pé esquerdo no chão o que me originou uma rotura total do Tendão de Aquiles.
    Fui operado no dia 18/8/2014 que correu muito bem e pelo que tenho ouvido fui bem operado porque não me fizeram qualquer costura porque não me abriram na zona da lesão mas sim através de 6 furos e tive alta no dia seguinte.
    Tudo tem corrido com normalidade e sem dores, fiz os pensos semanais como programado e já fui a uma consulta no passado dia 8, volto a outra consulta no dia 29/9/2014 em que pela conversa do médico vou retirar o gesso e começo a fazer fisioterapia.
    O médico disse-me que me ia ensinar a fazer a fisioterapia em casa mas fiquei um pouco surpreso.
    Vamos ver o que o medico me vai dizer quando voltar no dia 29.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlos...peço desculpa pela demora em responder. Como é que está a correr a recuperação?

      Eliminar
    2. Olá de novo.
      A minha recuperação tem corrido da melhor forma e sem dores.Iniciei a fisioterapia no dia 15 de Outubro fazendo a mesma 3 vezes por semana com hidroterapia de uma hora seguida de diversos exercícios no ginásio com a fisioterapeuta.
      Fui á consulta de Ortopedia no dia 29/12/2014 e o médico já me deu alta da parte dele e entretanto tive consulta de fisioterapia no passado dia 15/1/2015 e deu-me mais 45 dias de terapia porque não consigo fazer a elevação do corpo sobre o pé lesionado.
      Vamos ver o que vai acontecer nos próximos 45 dias. Vou dando noticias.

      Eliminar
  43. Boa tarde galera. To Salgado Parabéns pela iniciativa. Que pode ter certeza ajudou, acalmou e trouxe muita ajuda nesse momento difícil no qual passamos. Não podemos ressaltar também o quanto aprendemos.

    ResponderEliminar
  44. Jogo vôlei e uns três dias antes da lesão. Sentia muitas dores no tendão. Li um pouco na Internet percebi que era uma tenginite. Mas como estava em competição e trabalhando quis forçar. Mas era a hora de ter parado. Como no texto inicial meu RTA foi devido a lesão que eu já estava sebtindo. Dia 19/10 trabalhei pela manhã e fui jogar vôlei pela tarde. Estava tudo bem até quando fui saltar senti algo muito estranho no pé. Como se eu tivesse torcido ou quebrado. Logo tentei levantar e parecia que tinha algo duro em baixo do calcanhar. Coloquei gelo e logo fui encaminhado pelo médico do clube com indicação cirúrgica no tendão de Aquiles. Dai operei no dia 23/10. Uma luta para o plano autorizar. Cirurgia foi boa logo no dia 24 fui para casa. Senti dor na hora de dormir. Tomei dipirona passou. Dia 28 fui a revisão pontos secos e não inflamados. Recoloquei a tala de gesso. Quando fui pra casa fiquei agonizando 2 dias com dores no calcanhar por causa do gesso. Médico pedindo pra eu tomar dipirona. Até que tirei a tala em casa. Daí fui num hospital de emergência estava tudo bem e colocaram outra tala protegendo o calcanhar. . Alívio 100 por cento. Agora tiro os pontos próxima terça. Muito difícil como sabemos. Mas a paciência é fundamental. Tudo dará certo e Deus sabe tudo. Desejo ótima recuperação à todos. E penso To que poderíamos fazer um grupo no whatassap ou no Facebook para nos informamos e ajudarmos outras pessoas na mesma situação. .. o que vc acha?? Forte abraço e obrigado.

    ResponderEliminar
  45. cadê a galera deste site... Tò Salgado se recuperou total... Mas quando der mande notícias. =] Boa recuperação para todos!

    ResponderEliminar
  46. Olá Vinicius...obrigado pelo contacto. Como é que está a correr a recuperação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fala meu amigo!!
      20 dias de tala de gesso. Faltam mais 10 dias.
      Depois tala ortopédica.....
      não aguento mais. hsuahushush
      e como vai sua recuperação ??? 100 por cento

      Eliminar
    2. o que me machuca muito ainda e a tala de gesso.... Não consigo acostumar , machuca muito meu calcanhar. Já tive que trocar algumas vezes por terem colocado errado e quase ter aberto uma ferida... TIrando isso paciência apenas

      Eliminar
  47. Olá pessoal, muito legal essa troca de informações, afinal aparecem muitas duvidas desde a lesão até o tratamento.
    Meu no é Paulo e moro no interior de São Paulo dia 06/11/2014 estava jogando bola, quando em uma arrancada tive a sensação de ter levado uma pedrada no tendão, motivo de risos p todos, afinal era grama sintética, já não consegui por o pé no chão, cheguei em casa e meti gelo tomei um dipirona e fui dormir.No outro dia de manhã ficou claro pra mim que não conseguiria colocar o pé no chão tão logo quanto imaginava, passei em um clinico geral que me deu 1 dia de atestado falou que era um estiramento muscular e prescreveu Paracetamol e Profenid, preocupado de como ir ao trabalho nos próximos dias, pq era evidente de que não iria conseguir por o pé no chão, muita dor, inchaço principalmente na região do tornozelo e sentia uma rigidez na parte de trás da perna, decidi pagar uma consulta com um ortopedista, que através de exames clínicos e o meu relato do que havia ocorrido já me adiantou que provavelmente eu havia rompido o tendão e mesmo que parcial teria que fazer a cirurgia para uma melhor recuperação, me deu 7 dias de atestado, tempo este para fazer um ultrassom para visualizar onde e qual tipo de lesão que ocorreu, pediu p comprar uma bota ortopédica na qual vou usar por muito tempo, disse ele brincando.Vou tentar fazer o ultrassom segunda (10/11), confesso ter ficado preocupado com a questão da cirurgia, ainda mais que o ortopedista mesmo sem o resultado do ultrassom já deixou bem claro que dificilmente não será necessária, e pelos relatos que li a recuperação é bem mais lenta que eu imaginava, ainda tenho esperança de fazer a ultrassom e não ser nada de grave, oque fica difícil de acreditar quando olho p minha perna inchada, vermelha e dolorida...rsrsrsrsr.Boa sorte a todos e uma recuperação 100%.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Paulo. Realmente a recuperação é lenta.. Mas Deus sabe de tudo. Esse tempo tenho aprendido bastante...Tem que ter paciência.. Vai dar tudo certo..
      Fico rindo quando os médicos falam de estiramento.. Músculos e tendões não estiram... Sim rompi fibras.... hsuahs.. Mas na torcida por vc...
      Vai falando como está essa recuperação....

      Eliminar
  48. Muito boa noite a todos e um grande obrigado pela iniciativa do blog.
    Bem vou resumir um pouco a minha `história` e escrever o que penso ser o mais importante.
    Desde já reparei que em todos os comentários relatados aqui no blog são praticamente todos diferentes relativamente à recuperação e aos métodos utilizados, e eu acho não fugir à regra.
    No meu caso tive rotura total do tendão de aquiles e fui operado dia 3 de Novembro de 2014 e no dia seguinte tive alta e fui para casa com uma tala gessada, senti algumas dores pós operatório mas nada de especial, passado 3 dias fui visto pelo médico e fiz novo penso, na semana seguinte a mesma coisa, visto pelo médico e penso novo, para meu espanto hoje dia 19 de Novembro, 16 dias depois da operação, é me retirado os pontos e também a tala gessada, e simplesmente me puseram um simples penso e uma simples ligadura no `pé tornozelo` a tapar a cicatriz, e tenho consulta dia 25 de Novembro de fisiatria.
    Quanto isto, eu gostava de perceber e de receber as vossas opiniões!!!
    Será que eu tive uma boa operação?
    Será que eu estou a recuperar mais rápido do que é normal?
    Ou Será que está a haver negligência por parte dos médicos e enfermeiros, visto que é um acidente de trabalho e seguradora está a querer me despachar?!!!
    Porque o que li de todos os comentários, não me apercebi de nenhum caso que ao fm de duas semanas (16 dias) de ser operado tenha tirado o gesso e que fica-se com uma simples ligadura!!!
    Um grande abraço e as melhoras a todos :-)
    Ficarei aguardar as vossas opiniões :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então meu amigo Boa noite! Fiquei com a tala de gesso durante 26 dias. Ontem tirei coloquei a tala ortopédica e já devo começar a fazer fisioterapia sem carga. Não sou especialista , nem estudei ortopedia. Mas conheço alguns ortopedistas e comentaram que o tempo de cicatrização do tendão de 6 semanas. Aconselho você bater um papo com seu médico, para que ele esclareça suas dúvidas e o porque de ter tirado a tala de gesso tão rápido. Para que você possa ter uma recuperação tranquila e boa

      Eliminar
    2. Obrigado Vinicius pela tua resposta :-)
      Um grande abraço, as melhoras e boa recuperação :-)

      Eliminar
    3. Boa recuperação também TIago.
      Se quiser anota meu whatssap que vamos nos falando ...
      abrço 964144452

      Eliminar
    4. Olá Tiago. Pelo que li qd me aconteceu isto o método de recuperação varia muito consoante o ortopedista que te opera. Sabes qual foi o método que usaram? Tens uma cicatriz grande "por cima" do tendã ou uma mais pequena na parte lateral?

      Eliminar
    5. Olá boa tarde, a minha cirúgia é tenorrafia com sistema Achillon e Ethibond, e a cicatriz não é muito grande comparado com as que já vi, tem mais ou menos 3 cm e está ligeiramente afastada do tendão mas quase nem se nota.
      Quanto ao método de recuperação de retirar a tala gessada ao fim de duas semanas, foi me dito que é o melhor método para não atrofiar outros tendões, musculos e não perder o movimento do pé, o que faz ter uma recuperação mais rápida, o ùnico se não é ter cuidados redobrados, ter que ter muito mais cuidado e atenção no que faço.
      Muito sinceramente estou satisfeito com este método e com a minha recuperação. ;-)
      Neste momento estou com um mês e uma semana e já fiz 12 dias de fisioterapia, até agora felizmente tem corrido muito bem.
      Um grande abraço ;-)
      E já agora, a recuperação que desejo para mim, desejo para o pessoal todo ;-) As melhoras a todos ;-)

      Eliminar
  49. Olá galera do tendão podre (rs)!!!! Tb rompi jogando bola, aliás, ano retrasado eu já havia rompido o ligamento cruzado anterior do joelho(6 meses depois eu já tava no futebol novamente qdo rompi agora o T). Sou viciado na bola, mas agora irei me aposentar dos gramados aos 37 anos, senão minha mulher me deixa kkkkk. Enfim, fiz a cirurgia, nunca tive dores, nem inchaço. Fiquei de tala 2 semanas, depois 2 semanas com gesso, 2 semanas com bota(e já colocando pé no chão, andando com muletas). E completando 6 semana pôs cirurgia, andarei sozinho no trabalho( em casa farei questão da bota ainda ). Com relação a fisioterapia, desde a 3a semana, eu já fazia alguns movimentos ( soube e desce da perna..). Meu pé faz todos os movimentos rotatórios e a única coisa q sinto, ê a falta de elasticidade do tendao. Mas normal.. Aos poucos vai tomando forma. Enfim, agora é optar por novos esportes.. Irei fazer musculação e spinning..e chega de futebol. :-((( abs e melhoras a todos . Alexandre

    ResponderEliminar
  50. shuahus... Boa recuperaçãoo.. Dúvido você parar com o futebol.. jhsuahsuhaushas

    ResponderEliminar
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  52. Boas pessoal!
    Mais uma experiência, aqui vai...
    26/10 - Jogo futsal, sinto forte dor, começo logo a perguntar no chão quem me fez falta, ninguém, estava sozinho! Dores muito fortes, vou até ao carro com muita dificuldade e vou para casa, no mesmo dia vou ao hospital.
    6/11 - Operação, correu muito bem, só tive dores fortes nesse dia à noite, levei epidural, estive acordado toda a operação. Tala gessada equino.
    8/11 - Mudo penso e tenho alta, forte dor de cabeça quando me sento, "cefaleia pós ráqui", provocado pela perda de líquido na coluna quando levamos a epidural, mas nada de especial comparado com o que li na net, mal me deitava passava logo, tive uns 3 ou 4 dias com este sintoma.
    13/11 - Mudo o penso, tudo óptimo, tenho pontos reabsorviveis pelo que não tenho que os tirar.
    1/12 - 1ª consulta pós OP, tudo bem, mudei o penso e mudei a tala gessada, agora para inclinação neutra, tive algum receio de dor nesta mudança de inclinação mas não tive, dias antes mexia bastante o tornozelo, rodando eaproveitando a folga que a tala me dava.
    Indicações médicas: 2 semanas e meia após a 1ª consulta, procurar reabilitação, retirando a tala gessada apenas para os exercícios. Fazer algumas vezes por semana até à 2ª consulta no dia 12 de Janeiro. Posso fazer alguma carga apenas apoiado no calcanhar, mas sempre com as 2 canadianas.
    Como vou estar nesse período fora do país vou ter que fazer esses exercícios em casa, alguém me pode ajudar com quais os tipos de exercício que posso fazer em casa nesta fase inicial da reabilitação? (atenção que durante esse período é algo leve). (sites ou videos sff)
    Tiveram dificuldades com as muletas? Ando 5 minutos e fico cansado!

    Quanto tempo demoraram desde a operação até:
    - Tirar tala/bota;
    - Andar só com uma muleta;
    - Andar sem muletas;
    - Andar praticamente a 100%;
    - 1ª corrida;
    Muito obrigado a todos pela partilha!
    Boa recuperação a quem está a passar por isto! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acrescento que a rutura foi total e que foi feita tenorrafia direta (Kessler duplo + epitiendinosa).

      Eliminar
    2. Olá Tiago. Tive 4 semanas com gesso em posição equina e depois mais 4 semanas com a bota. Andar só com uma muleta às 9 semanas, sem muletas às 10 semanas. Por volta das 12 semanas já andava bem. No meu caso primeira corrida foi cerca de 4 meses depois. Boa Recuperação!!!

      Eliminar
  53. Tive ruptura total do tendão de Aquiles em 10 nov dia 17 nov consultei o traumato mandou fazer exame, diagnostico RTA imobilizou e mandou procurar um cirurgião dia 24 nov consultei c/ cirurgião que falou não pode realizar a cirurgia pois já passou muito tempo!!!

    Estou preocupado ele disse que agora o tratamento e só imobilização e posterior fisioterapia e que, ''talvez fique alguma sequela''.

    Alguém ai já passou por algo parecido ou sabe de algum outro amigo que tenha ocorrido isso ?????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dutra...acho isso estranho...sei de casos que foram operados mais de 6 semanas depois!!

      Eliminar
    2. Olá amigo obrigado por sua atenção, troquei de medico me solicitou outro exame, além da Ecografia que já havia feito, pediu uma Ressonância Magnética, examinou da panturrilha até o tornozelo e esta em duvida se realmente é ''ruptura total''. Na próxima semana repasso mais informações a respeito ok (continuo imobilizado). Até mais,...

      Eliminar
    3. Dutra procure outro médico, pois os tendões não são vascularizados consequentemente não se regeneram. abraços

      Eliminar
    4. Ok amigo José Siqueira, obrigado por sua colaboração já estou com outro profissional, assim que possível postarei os resultados. Abraços!

      Eliminar
  54. Operei faz uma semana, o medico cirurgião me disse que poderia tirar o gesso mas de forma nenhuma colocar o pé no chão, como o gesso estava apertando muito tirei, isto é normal, como tenho um robofoot ele disse que poderia usar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu faz um mês e alguns dias que operei, ainda tenho gesso, mas com o apoio das 2 canadianas consigo andar com o pé operado fazendo um pouco de carga. É muito mais seguro usar gesso, até porque acidentalmente podemos ter o reflexo de por o pé no chão e com o gesso/bota, o tornozelo tá protegido de carga excessiva.

      Eliminar
    2. Boa tarde é verdade que o gesso em questão de algum acidente é melhor, mas quanto mais tempo tiveres o gesso mais atrofiados vão ficar os outros tendões, os musculos da perna e o movimento do pé, o que implica mais fisioterapia e uma recuperação mais prolongada.
      Na minha opinião acho que quanto mais rápido sair o gesso melhor, agora é lógico que os cuidados tem que ser redobrados, mas quando fazemos uma operação sabemos ente mão que temos que ter muito cuidado.
      No meu ponto de vista, eu prefiro ter cuidados redobrados do que ter uma recuperação mais prolongada ;-)
      Um grande abraço ;-) as melhoras e boa recuperação a todos ;-)

      Eliminar
  55. Tiago, tiraste o gesso quanto tempo depois da operação? Mesmo sem gesso apoiavas o pé com as canadianas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Tiago, eu nunca tive gesso na totalidade, tive uma tala gessada duas semanas e nessa altura tirei os pontos, eu sempre que estive de pé ou sentado apoiei o pé no chão, mas como é lógico apoiava ligeiramente, hoje passa um mês e quinze dias e ando de muletas e apoio melhor o pé mas para andar preciso sempre das muletas para não fazer esforços exagerados, porque quando esforço incha ou pouco, como nós sabemos este é um processo demorado ;-)

      Eliminar
  56. Olá Pessoal,
    Tive ruptura total do tendão de Aquiles jogando tênis e fiz a operação no dia 02/12/14 (5 dias depois que houve o rompimento).
    Fiquei com gesso por 7 dias e no dia 08/12/14 tirei o gesso e coloquei a Robofoot.
    O meu médico optou por deixar o pé à 90º desde o início e vi que é muito diferente de vários casos acima.
    Tenho algumas dúvidas sobre a recuperação e gostaria que os experts me ajudassem.
    1 - Sinto ainda espasmos e dor na panturrilha, isso é comum?
    2 - Manter o pé desde o início na posição de 90º adianta o tratamento?
    3 - Ainda não tirei o ponto (vou fazer isso no dia 17/12/14). Percebi uma pequena vermelhidão na região dos pontos. Isso é normal, significa algo sobre a cicatrização?

    Uma coisa interessante que o médico disse e acho que é aplicável para todos que estão com a Robofoot é não tirar a bota para o banho. A indicação do meu médico foi colocar um plástico para evitar que molhe durante o banho e depois você faz a lavagem do pé dedicada. Tudo isso para evitar que você bata o pé durante o banho.

    Abraço e boa recuperação a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Campos, como já frisaste cada caso é um caso e existe vários metodos de recuperação, mas pelo que relataste acho normal, o mesmo aconteceu comigo e com quem já falei ;-)
      As melhoras e boa recuperação ;-)

      Eliminar
  57. Olá estou indo para segunda cirurgia primeiro no pé esquerdo em 2010 agora dia 14/12/2014 pé direito nos dois casos jogando futebol, a recuperação é lenta uma dica paciência muito amor dos parentes e amigos uma alimentação balanceada e bastante líquido nada de refrigerante e cerveja rsrsrs.
    Nao vou mentir e nem colocar medo em ninguém mas a dor é indescritível um barulho que parece uma botinada pelas costas, o pós cirurgico é dolorido mas com muita paciência tudo passa estou no 4 dia pós cirurgia já não preciso tomar mais analgésicos , pé para cima e repouso absoluto nada de ficar pulando igual saci pra lá e pra cá rsrs repouso quanto maior for mais rápido será a recuperação e amigos(as) paciência e se tiver que entrar na caixa fazer o que as pessoas se preocupam com o trabalho claro quem não se preocupa mas pense o seguinte trabalho existe um monte saúde só temos uma você vai e a empresa fica pense sempre em você sempre abraço a todos e boas festas Luiz Henrique

    ResponderEliminar
  58. Olá. Os depoimentos deste blog me ajudaram bastante, muito bom saber a evolução do tratamento das pessoas…

    Meu caso: tive ruptura total do tendão de aquiles da perna direita em 04/12/2014 as 19:30 horas jogando futebol. Como muitos já disseram, comigo não foi diferente, senti uma “pedrada” no tendão. Doeu bastante, e na hora já fiquei com muita dificuldade para andar.
    Depois de confirmada a ruptura através do exame de ultrassom imobilizaram a minha perna com uma tala, e a cirurgia foi realizada no dia 16/12/2014, às 18:00 horas. A anestesia foi Rack. Fiquei internado dois dias. O médico disse que a meu tendão estava totalmente rompido, com as pontas similares a um a “rabo de cavalo”, palavras dele. Foram ao todo 12 pontos.

    Após a cirurgia colocaram uma tala gessada até próximo do joelho com o pé na posição equina.
    Nas primeiras 48 horas tive dores muito fortes na região, mas que passavam assim que me aplicavam analgésico (acho que era profenid).
    O médico me deu licença para afastamento do trabalho por 120 dias. achei exagerado, pois o meu trabalho é o tempo todo sentado, mas ele disse que era necessário esse tempo para uma recuperação satisfatória.

    As recomendações médicas foram as seguintes: Não molhar, não sujar, não pisar no chão, manter a perna elevada, e manter o pé na posição equina quando a tala for retirada para fazer curativo.

    Minha rotina passada pelo médico após a cirurgia foi a seguinte: curativo de dois em dois dias, antibiótico Cefalexina comprimido de 6 em 6 horas durante 7 dias, anti inflamatório Bioflac injeção uma vez por dia durante 5 dias; retirada dos pontos 20 dias após a cirurgia.

    Moro em um apto que fica no segundo andar em um prédio que não tem elevador. Todo dia subo as escadas uma ou duas vezes. Nesse caso uso moleta canadense de um lado e do outro lado vou me segurando no corrimão. Até agora tem sido tranquilo, apenas tem que tomar cuidado para não pisar em hipótese alguma. Só estou fazendo isso porque não tem outro jeito… Não aconselho para quem está acima do peso ou para quem não estiver com a musculatura dos braços em dias…

    Agora 4 dias após a cirurgia as dores diminuíram bastante. Minha rotina e quase sempre ficar deitado com perna elevada.

    Estou sentindo que a minha panturrilha está ficando bem mole, rsrsrs..

    Agora é só ansiedade pela evolução, fisioterapia, recuperação…

    Me disseram que colágeno ajuda a fortalecer o tendão no pós operatório. alguém sabe se isso procede?

    ResponderEliminar
  59. Ai galera valeu, no meu caso ainda nao fis a cirurgia, acho que na proxima semana faço, meu pé ta bem roxo perto do calcanhar acho que e normal por haver uma lesao, a medida que continuar o tratamento publico mais mensagens.

    ResponderEliminar
  60. Bom dia amigos,
    Gostava de contar a minha experiencia que ainda vai no inicio e tirar algumas duvidas!
    24 Janeiro 2015 - Na ida para o balneário depois de um jogo de futebol com amigos, rotura total do tendão...urgência no hospital S.Joao!
    28 Janeiro 2015 - Operado...operação não invasiva..não me abriram, apenas cozeram por dentro...tenho linhas!
    29 Janeiro 2015 - Tive alta, vim para casa com uma tala de gesso na parte traseira da perna...desde a coxa até aos dedos dos pés..
    9 Fevereiro 2015 - tirei a tala e comprei uma bota articulada...comecei nos 40 graus....hoje já estou nos 0 graus!
    13 Fevereiro 2015 (hoje) ... continuo com a bota....Segunda feira devo tirar os fios (material cirúrgico)..e começar a fisioterapia....vamos ver.
    Até hoje não tive dores em situação alguma....sinto ultimamente apenas algum desconforto com um ferrinhos que tenho..!
    Gostava de colocar fotos...dá para partilhar fotos? Como faço?

    Contudo tenho algumas dúvidas:
    - quando poderei conduzir?
    - quando poderei andar?
    - quando começar a andar...posso subir de descer escadas?
    - a fisioterapia...custa muito? qual é a sensação?

    Grande blog..tirei muitas duvidas e foi bom ver outros relatos...bom trabalho!
    Fico a aguardar uma resposta vossa malta!
    Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar

    2. Acabo de fazer a cirurgia (dia 10/11/2015), tenho as mesmas dúvidas que voce espero que alguém as responda enquanto antes. Sua recuperaçao foi hiper rapida, estava tentado evitar a fisioterapia e achando que daria conta sozinha, mais agora percebo que sera mais dificil porém para chegar la preciso dirigir e nao tenho familiares aqui. Uma duvida, quanto tempo precisou tomar injeçao anticuagolante ( no meu caso estou aplicando Enoxaparina, mesmo nao suportando agulhas eu mesmo estou realizando o procedimento) e se chegou a ter caimbra do lado que foi realizado a intervençao. Desde já agradeço por essas informaçoes. E estou segura que já deve estar correndo por ai.

      Eliminar

      Eliminar
    3. Oi Deborah, e também rompi o tendão no dia 04/12/2017 e fiz a cirurgia no dia 07/012.. Volto dia 29/12 para retiradas dos pontos..espero boas noticias...estarei passando as informações ate pq vc esta recente também ne?..deixo meu whats para trocarmos informações / ideias...45 99062669 Marcio

      Eliminar
  61. Olá, eu sou o jorge Pereira, de Portugal, e agora tocou-me a mim essa chatice. Fui operado na segunda feira, dia 9-3-2015 e confesso que com os vossas testemunhos, não estou com medo nem nervoso. Vai correr tudo bem. Penso assim, graças a todos vocês. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas...onde forte operado amigo? Como te sentes ? As melhoras..

      Eliminar
    2. Olá amigo,
      Fui operado no hospital da arrábida. Está tudo a correr bem. Ainda bem.
      Já fui à primeira consulta e dia 27 do corrente vou tirar os pontos.
      Obrigado e as melhoras tambem.

      Eliminar
  62. Pessoal, rompi o tendão de aquiles jogando padle, numa arrancada para chegar na rede, com dois minutos de jogo!! confesso que não cheguei a alongar antes de entrar na quadra, se bem que o médico informou que fraco do jeito que o tendão estava teria rompido igualmente!! Rompi no dia 09/02/2015 e fiz a cirurgia no dia 13/02/2015! Uma semana depois voltei ao consultório para retirar a tala de gesso e o médico achou melhor permanecer mais uma semana!! Então com duas semanas de cirurgia retirei a tala e coloquei uma bota tipo robofoot, sendo que o médico indicou fisioterapia!! Como lia em vários blogs que os pacientes ficavam no mínimo um mês ou dois imobilizados, indaguei com o mesmo se não era muito cedo! Foi então que o médico informou que não é mais aconselhável iniciar fisioterapia tardiamente sob pena de perder os movimentos do pé ou a recuperação ficar mais lenta!! O fato é que dia 15/03 fez um mês de cirurgia, quando já estava na segunda sessão de fisioterapia e a vida segue!! Para os amigos que, como eu, tem muito medo de cirurgia e de sentir dores, motivo pelo qual não fiz no mesmo dia do rompimento a cirurgia, digo que façam e não percam tempo!! A cirurgia não dói e nunca doeu o tendão! O que senti foram dores no pé quando coloquei o gesso porque forçava o pé para baixo, na posição equina, como eles falam!! Mas na cirurgia nunca!! Nem na hora de retirar os pontos senti dor, ao contrário do que eu lia na internet, onde pessoas informam que tirar os pontos dói muito!! Então façam a cirurgia e iniciem logo a fisioterapia para voltarem a ter uma vida normal!! Um abraço a todos.

    ResponderEliminar
  63. Ora boas!
    Desde já faço votos para que todos tenham recuperado e/ou estejam a recuperar da melhor forma possível.

    Eu fui mais um desses casos que não liga nenhuma ao futebol, mas que um belo dia cede aos convites dos amigalhaços e depois de um jejum de 15 anos vai "ver a bola" num qualquer serão , para descomprimir do stress do trabalho e pôr a conversa em dia...
    Sou ciclista amador, faço (fazia!) cerca de 500 kms mensais em cima da bike, neste meu desporto bi-semanal. Sempre sem problemas de maior!
    No outro dia (09-03-2015) dei cabo do tendão de Aquiles , a jogar futebol de salão nos últimos 10 minutos do jogo. Tinha feito um leve aquecimento, mas acho que me entusiasmei...e numa disputa mais acesa da bola, no exacto momento em que arranco em direcção à bola, dou conta de um toque do colega por trás da perna esquerda (a mesma que fazia de perna de apoio... tendão esticado ao máximo....)
    O cenário vocês já conhecem: dor extrema, fiquei pálido e comecei quase a "apagar-me". Não voltei a pôr o pé no chão naquele dia.
    No dia seguinte procurei um médico, já muito desconfiado da rotura total do tendão. Cirurgia ás 17h00.
    Não me colocaram gesso, para meu espanto e para alguns enfermeiros.
    Tive ordem para ginasticar o tornozelo desde o 2º dia após a operação.
    1a sessão de fisioterapia veio no 9º dia após a cirurgia. Vou tirar os 26 agrafos no 14º dia.
    Vamos ver como tudo corre. Tenho cumprido todos os conselhos dos enfermeiros. E tenho uma enorme vontade de regressar saudável ás minhas voltas de bike, embora desconfie que talvez não seja possível este ano de 2015.
    Saúde para todos! e deixem lá as futeboladas...
    Um abraço,

    ResponderEliminar
  64. Tive uma ruptura total do tendão de aquiles, aconteceu em outubro de 2013. Há uns 5 meses tenho sentido dores nos quadris, as vezes na cocha direita e também na esquerda,não sei se estas dores é devido a ruptura. Estou na dúvida se estas dores são consequências tardias da ruptura do tendão.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  65. Ola.. sou a josy.. rompi o tendao de aquiles 14/06/2015.. e fiz cirurgia dia 18/06/15.. 21 pontos. Existia uma severa inflamacao, desgastou parte do tendao...fazendo com que fosse posto uma protese no calcanhar para ligar a outra parte do tendao,pois este ficara curto.
    foi colocada uma especie de tala na parte posterior pra impedir o movimento do pe.. e apaenas enfaixado. Trocava o curativo im dia outro nao.
    amanha 2/07/15 irei retirar os pontos.

    Tenho alguns questionamentos. Tipo:

    O pe e engessado apos a retirada dos pontos???
    A bota pode ser em substituicao do gesso?
    Ha alguma chance de ao retirar os pontos .. nao tenha de usar a bota ou ter de engessar?
    a fisioterapia doe mesmo?

    Quanto tempo poderei dirigir???

    E o que me pertuba mais...quanto tempo poderei jogar futebol novamente.


    Obg..pelo espaço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Josy. o pé deve ficar engessado dois meses, com bota ou gesso, é indiferente, mas bota é muito mais cómoda e leve.
      A fisioterapia a mim não doeu nada porque provavelmente comecei bem tarde e como já andava bem e fazia alguns exercícios em casa, deve ter ajudado...
      Pode dirigir assim que tirar o gesso ou bota e ganhar sensibilidade no pé, vai perder toda a sua massa muscular na perna e sensibilidade no pé, mas não demora muito a recuperar o mínimo para que consiga dirigir. (Eu dirigi carro com mudança automática na boa, mas não sei se aí é muito usual)
      Jogar futebol, no mínimo 6 meses após cirurgia, isto se fizer uma boa recuperação. E não vai jogar logo futebol, faz corrida antes, ande de bicicleta, jogue ténis... Alongar o tendão, se quer ter uma vida desportiva ativa tem que fazer mesmo quando não vai praticar desporto, seu terapeuta depois aconselha melhor!
      Abraço e boa recuperação, não se preocupe que o tempo passa rápido.

      Eliminar
    2. Oi josy, complicado mesmo ne? Eu também estou aqui de molho, pois rompi o tendão também...mas o jeito mesmo e termos paciência...deixo meu whats para trocarmos ideias 45 99062669 Marcio

      Eliminar
  66. Olá To e aos demais colegas.

    Me chamo Marcio

    No dia 24/09/2015 tive roptuta total do tendão de Aquiles da perna esquerda , vinha lutando contra uma inflamação crônica no calcâneo , tinha calcificação óssea no tendão Tbm , esse foi um dos motivos que fizeram eu parar de jogar futebol profissional , ao passar do tempo a dor se tornou crônica insuportável , tinha dor 24 horas mesmo sem fazer exercício , tentei todos tratamento conversavadores existentes, como nda funcionou apelei para infiltração de corticoide , mesmo sabendo que iria tirar a dor mais corria o risco do tendão se romper pois o corticoide enfraquece o tendão , e com todos esses problemas que tinha era só questão de tempo na manhã de um domingo fui jogar futebol em um clube em minha cidade e com 5 minutos de jogo , escutei o estalo sozinho , olhei pra trás e tive a impressão de alguém tivesse me atingido forte por trás com um carrinho ou me chutado , mais olhei para trás estava sozinho , já cai sabendo rompi o tendão ctz , fui direito ao hospital chegando lá já se constatou o rompimento do meu tendão de Aquiles já fui imobilizado na hora e aguardei 4 dias internado sem movimentar a perna para a cirurgia, no dia 24/09 operei não só fazendo o religamento do tendão foi Tbm colocado duas âncoras na inserção calcâneo , pois bem fiquei mais um dia internado e liberado em casa senti dor nas primeiras 48 horas , mais com medicamentos passei tranquilo , com 10 dias retorno ao médico onde já viu que meus pontos já poderia tirar estavam bem secos, e assim foi feito , coloquei a tala gessada novamente por 3 semanas em posição plantar ,após esse tempo tirei com 3 semanas a tala gessada e coloquei o robofoot e já fui liberado para a fisioterapia , o médico se espantou pois não tinha edema , e nem inchaço ,nem parecia que tinha feito cirurgia tão séria e delicada , com 2 cessões de fisio e hidro o fisio vendo a mobilidade do meu pé já liberou o robofoot , pois estava muito bem sem dor que é o principal sem edema sem inchaço , hoje 25 dias de operação estou na 5 cessão de fisio e hidro que está sendo muito importante, já ando dentro da água , tenho todos os movimentos sem dor , ando com muletas mais já opinando o pé ao chão sem carga,estou impressionado com minha recuperação , conforme for tendo novidades eu posto mais algumas coisas sobre minha lesão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marcio!
      Muito interessante seu depoimento, acabo de fazer uma cirurgia de uma calcificaçao ossea no calcanhar que estava comprometendo o tendao. Estou na segunda semana, agoniada e cheia de duvidas do que devo ou nao fazer. Como estou longe da familia para estudar fico ansiosa para sair logo correndo (agora tenho a tese, o pé e o equilibrio nas muletas) e junto com as orientaçoes do Tó e dos demais me ajudou a entender que paciencia é chave nesse processo. Conforme for tendo duvida, vou pedindo socorro a voces. Já estou com a bota Walker, acha que com ela posso dirigir (tenho que chegar ao mercado, universidad, banco)?

      Eliminar
  67. Ola galera! Também tenho muitas dúvidas como todos aqui que estão passando pelo mesmo problema! Se alguém preferir deixo meu whats para trocarmos ideias, acredito que seria mais rápido as informações. MARCIO 45 99062669

    ResponderEliminar
  68. Bom dia fiz a cirurgia à 4 dias só fico deitado com a perna pra cima, levanto só para ir ao banheiro e tomar banho, mas quando fico em pé com as muletas sinto uma dor terrível na panturrilha, parece que ela vai cair o que será isso... Estou preocupado.. É só quando fico em pé ou sentado.

    ResponderEliminar
  69. Olá... Obrigada pelas informações no blogue! Foram de grande ajuda..
    Rompi meu tendao em 11/2013 e td ocorreu bem.. exceto pela sequela no tendao.. ando mancando até hoje e um médico aconselhou a fazer nova cirurgia,pois disse que meu tendao ficou muito estirado e não tem como voltar ao normal.. não quiz fazer a cirurgia estou fazendo fisioterapia para ver se fortalecendo a punturilha ajuda.. nas por enquanto nada.. to super triste pois ando mancando e não queria fazer cirurgia e nem tem como eu fazer por enquanto..
    Saberia me dizer alguma tratamento alternativo para tendao muito estirado?
    Desde já agradeço!

    ResponderEliminar
  70. Olá galera
    Rompi meu tendão a cerca de 2 e meio atrás,optei pelo o tratamento conservador tirei o gesso faz 2 dias sinto muita dor ao caminhateu será q isso é normal? O Médico recomendou eu caminhar para ir adquirindo força porém sinto muita dor e estou andando com uma muleta mais não sinto dor na parte lesionada e sim na hora de levantar o pé p cima.
    Ontem estive fazendo uma compressa com gelo e notei que ainda tem uma depressão na parte lesionada,tenho medo pois fui atendido no sus onde eles não foram muito cuidadosos mais eu já lê tudo sobre o assunto e agora encontrei esse blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Como está seu tendão amigo, tirei o meu gesso dia 09/03 e tb notei uma depressão. Fiquei um pouco apreensivo com a situação, com medo de romper novamente.
      Como vc está?

      Eliminar
  71. Boa noite, o meu nome é Diogo e fiz uma ruptura parcial do tendão de Aquiles a 08/10/2016 a jogar andebol. O processo foi tal e qual o que descreveram, parecia que tinha levado um pontapé só que não havia lá ninguém, um pouco parecido ao movimento que o Beckham faz no vídeo que o Tó Salgado postou no seu depoimento. Fui ás urgências e após ecografia engessaram-me o pé até a uma altura abaixo do joelho (o ortopedista de serviço disse logo que era parcial e que devia repousar o máximo possível), mas não me deram opção de escolha. Agora vou ter de estar até 08/11/2016 que é a data da próxima consulta, com o pé engessado sem grandes aventuras. Confesso que estou um pouco apreensivo com o meu método de recuperação, pois dado que não é cirúrgico posso tornar a romper o tendão facilmente e ainda gostava de jogar mais alguns anos. Se houver alguém aqui a que tenha acontecido exactamente a mesma coisa diga alguma coisa, porque estas dúvidas andam a atormentar-me um bocado.

    ResponderEliminar
  72. Infelizmente também faço parte deste grande grupo,mas o blog ajudou bastante a retirar algumas duvidas,obrigado a todos/as

    ResponderEliminar
  73. Boa noite amigos! As melhoras para toda a gente e ja agora Bom Ano 2017.
    Venho por este meio dizer que estou a vender a minha bota articulada, vebdo-a por 80€, estacomo nova e lavada, pois so usei 1 mês...! Quem estiver com ideias em comprar uma pf veja a minha, esta nova, arrumada e a bom preço. Abraço
    Contacto : Lisboa_sd@hotmail.com

    ResponderEliminar
  74. Tive uma ruputura parcial causada por uma tendinopatia ja faz 20 dias passei una semana cm a tala bota e agora uso a robofoot já consigo mexer meu pé em dorso-flexão meu tendão ja nao doi quase nada so tenho medo de pisar no chão e caminhar ficou fundo onde ocorreu a lesão to sendo tratado por o método conservaador os fisioterapeutas acham minha recuperação rapida n tenho mais inchaço nem falta d mobilidaDe no meu só tenho medo de andar ainda.

    ResponderEliminar
  75. Todos ficaram bem? Nenhum blog recente...

    ResponderEliminar
  76. Olá...tive ruptura parcial>quase que total>tratamento de total segundo o médico...isso ocorreu em 18 dezembro 2016, estou completando ainda os 90 dias, ando normalmente sem mancar, sem incômodo algum. DICA, não se desespere, após a cirurgia espere somente 30 dias e inicie a fisio de leve...foi batata...médicos são conservadores demais as vezes... é um pesadelo no início sim, mas, com força de vontade fisioterapia e hidroterapia>>>passa rapidamente... vida normal # FÉ EM JESUS! ABÇ

    ResponderEliminar
  77. olá boa tarde eu também rompi meu tendão calcaneo ao cai da escada fui no PS e o médico falou que não era nada com o passar dos dias a dor e o inchaço só aumentava resolvir procurar um ortopedista fiz um ultrassom e foi constatado a ruptura parcial 70 por cento do tendão e tinha que fazer uma cirurgia como não tenho plano de saúde estou na fila do sus essa espera é angustiante mais não tenho como pagar a cirurgia pior que é de caráter de urgência por isso estou pedindo ajuda de qualquer quantia pra quem puder mim ajudar minha conta é agência 2257 variação 001 conta 00003275 digisto mim ajudem por favor tenho sofrido demais que Deus abençoe a todos.

    ResponderEliminar
  78. Como foi após a recuperação e fisioterapia? Aquela sensação de pé preso vai Continuar sempre? Passaram 4 meses e o que mais me custa é isso mesmo a sensação ao acordar de o pé estar muito tenso e preso. :(

    ResponderEliminar
  79. Boa tarde tendõesmaniacos ehehe
    Ontem dia 03/05/2018,foi minha vez ...
    Jogando bola na baliza, dei uma arrancada para penar a bola e senti como alguém tivesse me pisado o calcanhar com uma força incrível olhei pra trás e não tinha ninguém ... Logo vi que algo muito estranho tinha acontecido. Neste momento estou no hospital São João com toda perna com gesso a espera da cirurgia. Por incrível que pareça meu único "medo" é da anestesia.
    Obrigado peloa vossa partilha. Com certeza seguirei muitos conselhos aqui deixados.
    Grande abraço a todos em especial ao Tó. 😃

    ResponderEliminar
  80. Boa tarde

    Fez ontem 4 semanas em que ao jogar à bola, depois de saltar e por o pé no chão, senti a " pancada" no tendão, doeu muito e fiquei com a "covinha" atrás no tornozelo. Passado uns dias tinha o pé bastante inchado e negro.
    Hoje, ainda tenho a covinha e ando um pouco coxo mas muito melhor do que antes, o negro desapareceu mas ainda tenho o pé um pouco inchado de lado e a andar por vezes dói onde em principio rompi. Ontem fiz uma seção de fisioterapia com um amigo.
    o mal até agora foi não ter ido ao médico por receio de ser operado. Não da operação em si mas das consequências depois ( recuperação, não trabalhar, ter mulher dependente de mim...). Após o incidente, apenas descansei ao fim de semana quando estava em casa, nos outros dias estive sempre a trabalhar apesar das dificuldades.

    Quando romperam o tendão conseguiam andar apesar de coxear à mesma?

    Abraços

    ResponderEliminar
  81. boa tarde pessoal ,sou o Gonçalo e também sofri uma rta, tudo se passou num jogo de basquetebol em que num movimento a iniciar a corrida senti o estalo e lá fiquei eu estendido no chao, fui de imediato ao hospital onde através de uma eco verificaram uma rotura parcial, era para ter sido logo operado mas como tinha o seguro do clube(e para evitar despesas) remeti para eles passado 3 semanas estava a ser operado e quando foi o meu espanto, quando estava no quarto do hospital a recuperar o médico disse que tinha rotura total e não parcial e também tive que levar um bom corte com mais de 30pontos.. já passou duas semanas e meia e amanhã vou ao médico para colocar a bota a lá robocop, tal como o amigo to diz, como todos está é a minha história muito resumida, admito que tenho muito medo sobretudo ultimamente que desde que a uma semana que fiz o penso que me dói o calcanhar todas as noites, nem. posição tenho para dormir, tenho medo do que vir amanhã ou que tenha alguma complicação futura.. de qualquer maneira vou andando por aqui, sei que este blog já tem uns anitos mas é sempre bom ter onde vir desabafar e acima de tudo saber que no fundo tudo vai correr bem.. um abraço a todos

    ResponderEliminar
  82. Estou super preocupada tive meus tendoes parcialmente rompidos fiquei com o gesso por 1 mês e agora tirei mais esta da msm maneira nao consigo andar sinto os nervos curto pois nao consigo mexer meu pe para cima ainda nao fiz fisioterapia mais parece que nunca mais vou conseguir jogar

    ResponderEliminar
  83. Rompi meu tendão de Aquiles dia 10 nov/operei dia 22 nov/retirei o gesso dia 19 dez.queria saber se é normal ainda ter uma parte do pé um pouco dormente ?

    ResponderEliminar
  84. Rutura completa do Aquiles a 10.11.2019 a fazer box jump numa, aula de CF.
    O estalido, a forte pancada, o olhar para trás à procura de quem nos deu o pontapé.

    7 meses depois já voltei a fazer CF. Com cargas moderadas e ainda com receios!!!

    O Kevin Durant (NBA) resolveu imitar aqui o pessoal 😁

    ResponderEliminar
  85. Boas, pessoal, a mim Pra n fugir a conversa aconteceu m o mesmo, tendão de Aquiles.. Uma questão, comecei a andar com a bota, agora, tem k s andar sempre? Ou s estiver deitado à descansar s pode tirar a bota? Para dormir sei k sim! Comprimentos.

    ResponderEliminar
  86. Olá, fui operado no dia 25 de junho de 2021, após 3 semanas tirei a tala e coloquei a boot walk. Vou iniciar a fisioterapia também.
    Contudo pergunto, seguindo tudo a risca e atenção que cada caso e um caso com a boot e fisioterapia quando sera possivel andar sem muletas e conduzir. Dou os parabéns por este blog, w muito dificil encontrar relatos/partilhas desta lesao.

    ResponderEliminar